ENADE

Porque o Exame é importante para você, para seus colegas e toda a comunidade

O Módulo ENADE PRA QUEM: porque o Exame é importante para você, para seus colegas e toda a comunidade foi construído para que toda a comunidade escolar conheça os indicadores, aplicações e responsabilidades firmadas Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Para os educadores trata-se de uma síntese dos esforços empreendidos para a regularização dos estudantes habilitados e inscritos, independentemente do nível de envolvimento com a aplicação da prova; para os estudantes enadistas trata-se de um momento formativo que contextualiza a importância da participação e dedicação, para além de sua obrigatoriedade.

Contextualização geral

Conhecer o exame, suas premissas legais, seu histórico, seus objetivos e impactos sociais


Anualmente e desde 2004, o Ministério da Educação MEC avalia as instituições de ensino superior, públicas e privadas, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES, com o apoio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP.

Clique nos títulos abaixo:

Indicador ordenado numa escala que vai de 1 a 5, calculado a partir do desempenho dos estudantes concluintes na chamada de Prova ENADE que é composta por questões objetivas e discursivas relacionadas com as competências desenvolvidas ao longo do curso.

Indicador ordenado numa escala que vai de 1 a 5, que versa sobre a qualidade dos cursos, combina em uma única medida quatro dimensões:

• Desempenho dos estudantes: notas dos estudantes concluintes participantes da aplicação da Prova ENADE;

• Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes.

• Corpo docente: baseado no Censo da Educação Superior;

• Percepção discente sobre as condições do processo formativo: obtida por meio das respostas obtidas com a aplicação do Questionário do Estudante.

Indicador ordenado numa escala que vai de 1 a 5, que em síntese, determina a qualidade das instituições de ensino superior a partir de:

• Notas contínuas do CPC dos cursos avaliados na instituição;

• Número de matrículas nos cursos de graduação: baseado no Censo da Educação Superior;

• Conceitos CAPES dos cursos de Mestrado e Doutorado;

• Número de matrículas nos cursos de Mestrado e Doutorado.

A integração dos instrumentos aplicados pelo SINAES com o Censo, cadastro E-MEC e conceitos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) servem para o cálculo dos indicadores Conceito ENADE, PCP e IGC que estabelecem parâmetros para processos de credenciamento ou recredenciamento das Instituições e de seus cursos e que, por sua vez, tem caráter classificatório perante o mercado.

Assim, estudantes formados em instituições e cursos com as maiores notas são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica.

Envolvimento de todos

Distinguir âmbito de responsabilidades do Instituto, da IES e do estudante


Todo esse panorama sobre o SINAES e sobre o impacto da aplicação da PROVA e do Questionário, traz a necessidade de destacar que todos os envolvidos têm responsabilidades.

Responsabilidades individuais

Atentar para as etapas previstas no acompanhamento do cronograma oficial


O cumprimento de cada uma dessas responsabilidades é firmado pelas diretrizes, os procedimentos e os prazos publicados em DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO no EDITAL do EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES.

Assim, levando em conta seu histórico, premissas legais, objetivos e impactos sociais é preciso considerar que o ENADE é obrigatório para o INEP, para as Instituições de Ensino Superior e também para os estudantes.

Todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela Instituição de Ensino participaram do exame. O cadastro e a participação são obrigatórios, pois a situação de regularidade no ENADE irá constar no histórico escolar.

O estudante que não responder ao Questionário do Estudante e/ou não comparecer à Prova fica em situação irregular. Por força da lei, esse estudante em situação irregular, é impedido de colar de grau, obter o diploma de conclusão, até que a situação seja regularizada junto ao INEP.

Estudantes habilitados


O INEP determina, todos os anos, o Ciclo Avaliativo com áreas de avaliação e os cursos que serão avaliados.

Assim, a cada ano, os estudantes dos cursos previstos no ciclo são habilitados:

Apoio ao estudante

Localizar docentes pontos focais de apoio e recursos de apoio ao estudante oferecidos pelo Instituto


Todas as ações de estudantes e coordenadores de curso, atreladas à aplicação do ENADE, acontecem no Sistema ENADE em enade.inep.gov.br.

Trata-se de um ambiente de acesso restrito, por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e intransferível – atreladas ao sistema GOV.BR –, por tudo isso, é muito importante contatar o INEP diretamente em caso de falhas e erros no Sistema ENADE.

É por meio desses contatos que os estudantes podem oficializar e comprovar os problemas enfrentados; para os erros sistêmicos é muito importante também que sejam feitas fotos digitais (prints) de tela, contendo dia e horário.

Ações Acadêmicas

Defender participação ativa nas ações acadêmicas encaminhadas para consolidação da aprendizagem


Todo o percurso formativo foi construído para garantir que os estudantes estejam plenamente preparados para Prova ENADE, considerando desde competências básicas até as mais avançadas e específicas do curso.

Por sua importância na vida acadêmica dos estudantes e por seus resultados representarem o desempenho e qualificarem a certificação, o curso e a instituição, é que se torna muito importante a realização de ações de revisão e de consolidação da aprendizagem.

Assim, as Ações Acadêmicas são momentos de diagnose, conteúdo e motivação promovidas com o objetivo de ajudarem os estudantes a concretizarem sua participação na prova com excelência, comprometimento, seriedade e responsabilidade.

Verdades precisam ser ditas

Demonstrar a pertinência do envio de respostas fidedignas ao questionário do estudante


O completo preenchimento do Questionário do Estudante também é obrigatório e corresponde a uma das etapas da efetiva participação no exame. Quem não responder ao Questionário fica em situação irregular mesmo que realize a Prova ENADE ou que tenha a aprovação da solicitação de dispensa do exame.

As respostas enviadas ao questionário servirão para um diagnóstico objetivo da percepção sobre os processos de ensino-aprendizagem, infraestrutura e perspectivas que a formação oferece junto ao perfil dos estudantes.

O questionário não tem por objetivo levantar acusações ou colocar em pauta pública alguma discussão. Os estudantes que anseiam por reportar ou confidenciar a respeito de quaisquer aspectos contextuais de sua trajetória devem sempre contar diretamente com a equipe docente e coordenadores de curso.

Somente após o envio das respostas do questionário é que fica disponível a impressão do Cartão de Informação do Estudante e posteriormente a consulta individual ao local de prova.

Dia D

Idear boas práticas para o dia da prova


E assim, chegamos ao fim do Módulo ENADE PRA QUEM, mas antes, para o dia da aplicação da prova, o DIA D, temos algumas dicas:

Apresente-se no local da prova com antecedência, por isso pode ser útil conferir o endereço da prova em um aplicativo de geolocalização (como Google Maps, WaZe e HERE We Go, Cadê o Ônibus?), para informações sobre o trajeto, trânsito, pontos e linhas de transporte coletivo.

Lembre-se de levar: o Cartão de Informação do Estudante, documento de identificação com foto (RG), máscara de prevenção à Covid-19 e caneta esferográfica transparente de tinta preta.

Desligue ou inative notificações, alarmes e outros recursos com aviso sonos de dispositivos que não tiverem utilização aprovada pelo próprio INEP;

Atenção para os horários de Brasília: abertura dos portões 12h; fechamento dos portões 13h; Início da prova 13h30 e Término da prova 17h30.

Com a prova em mãos, leia com atenção as instruções, e dedique-se e esforce-se, você terá 4 horas para responder questões de múltipla escolha, discursivas e de percepção sobre a prova.

Inicie a prova pelas questões objetivas. Você pode responder as questões que você considera mais fáceis primeiro, deixando as mais difíceis por último e assinale as questões que foram respondidas com certo grau de incerteza para que você possa revisar. Responda todas as questões, mesmo que parcialmente (no caso das discursivas).

Leia e analise atentamente todas as alternativas das questões objetivas antes de marcar a resposta que você acredita ser correta.

Leia atentamente os enunciados das questões discursivas, cada comando determina um tipo raciocínio (analise, exemplifique, justifique, descreva, compare etc.)

Figuras, quadros, tabelas e gráficos constituem parte importante da questão, esteja atento a esses elementos de suporte antes de responder à questão.

Certifique-se de que você está marcando o cartão-resposta corretamente e revise as respostas manuscritas extenso, corrigindo eventuais erros de concordância e/ou ortografia. Além disso, assegure marcar à caneta as alternativas consideradas corretas no próprio caderno de respostas, com as marcações idênticas ao cartão e garanta também a legibilidade dos rascunhos das respostas discursivas. Isso para que seu caderno de prova tenha um espelho das respostas enviadas.

Você deve permanecer no local de prova por pelo menos 3 horas e 30 minutos, pois quando faltarem 30 minutos para o término do Exame (3 horas e 30 minutos de prova), você poderá entregar os cartões-resposta e ao sair da sala, poderá levar seu caderno de prova.