Guia para organização
do trabalho pedagógico E2A

Olá, Professoras e Professores!

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao Guia para organização do trabalho pedagógico E2A!

Aqui você encontra as principais informações para o seu plano de aula: calendário, modelos e cronogramas das avaliações, extensão, ensino Dual e muito mais.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

A seguir apresentamos o calendário acadêmico resumido, com importantes datas para 2025/2. Verifique os feriados regionais e locais específicos de cada IES, confira também a regra de aplicação de feriado local em turmas digitais nacionais.

O E2A Digital possui calendário acadêmico específico, visto que possui oferta blocada (trimestral). Clique aqui e acesse o calendário de 2025/2 (sujeito a modificações) do E2A Digital.

O formato de oferta SEMIPRESENCIAL segue o calendário do presencial. Tendo específico apenas o calendário dos encontros síncronos (sujeito a modificações)

O formato de oferta LIVE segue o calendário do presencial.

E prepare-se para uma experiência transformadora no Simpósio Docente 2025.2. Com o tema “Entre códigos e corações: o eu docente na era da IA”, este encontro marca o ponto de partida para um novo ciclo de aprendizagens e conexões significativas. Para maiores informações, clique aqui.

O que fazer quando temos:

Feriado local/regional para o aluno e dia letivo para o professor?

Professor ministra aula ao vivo e disponibiliza gravação no zoom: É fundamental que você seja cuidadoso para que as atividades possam ser acompanhadas por todos os estudantes por meio da gravação da aula.

Feriado local/regional para o professor e dia letivo para o aluno?

Utilize recursos pedagógicos como atividades complementares e/ou estudos dirigidos, que podem estar relacionados à Busca Ativa. Para tal, incentive o uso das bibliotecas e laboratórios virtuais.

Dica

Conheça os cursos disponíveis no Programa de Nivelamento. Todos eles geram certificação e contabilizam nas horas de Atividades Complementares. Recomende que seus estudantes busquem mais informações no Ulife.

BI - PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Olá, educadores da VPA!

É com imenso orgulho que apresentamos o BI de Planejamento de atividades acadêmicas integrado.

Agora você pode ficar por dentro de todas as datas importantes para nossos docentes, estudantes, Vice-presidência Acadêmica e demais áreas do Ecossistema Anima, incluindo aquelas que não estão disponíveis no calendário acadêmico público.

O BI é de uso interno e contempla todas as ações de planejamento propostas para o Calendário Acadêmico de 2025.1.

Vale lembrar que cada instituição, assim como cada unidade/campus, possui seu próprio calendário acadêmico, considerando suas atividades, recessos e feriados, que podem se diferenciar, e que ficam disponíveis no site das IES.

Segue o link do BI: Planejamento de Atividades Acadêmicas - Power BI.

PROGRAMAÇÃO HORÁRIO COLETIVO

Os professores em Jornada de Tempo Integral (TI) ou Parcial (TP) fortalecem seu trabalho no desdobramento do E2A, sobretudo, no campus. Representam o corpo docente e, por isso, são suas vozes, ao mesmo tempo em que fazem escutas.

O Horário Coletivo é um espaço de formação continuada para os professores em jornada. Estar no horário coletivo e dele participar faz parte do escopo de trabalho desses professores e professoras.

Os encontros ocorrem sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, seguindo uma programação semestral.

Em 2025/2, estará articulado com os temas do Simpósio e do Sala Mais, visando ao fortalecimento dos princípios dos Currículos Integrados e da comunidade de aprendizagem representada pelas UC.

Professores Horistas e coordenadores são bem-vindos ao horário coletivo, não havendo obrigatoriedade de participação, nem remuneração.

Acompanhe as datas e marque em sua agenda:

Para manter-se atualizado sobre todas as informações importantes, eventos e atividades que acontecerão ao longo deste semestre, acesse aqui a página da Formação Docente.



PROJETO ANTESSALA

O projeto Antessala nasceu nas IES do sul e hoje ganhou o Ecossistema. A Formação Docente abraçou o projeto Antessala com o objetivo de disseminar e inovar E2A.

Todos os (a) professores (a) são bem-vindos e nossos encontros acontecem das 18h às 19h (transmissão online).

Conheçam o cronograma abaixo:
01 Set

Taxonomia da Neuroaprendizagem: Estratégias Cognitivas para a Prática Docente

02 Out

Matriz Curricular E2A Radial: Organização Didática para uma Docência Ativa

03 Nov

Inclusão na Prática: Recursos de IA para Apoiar a Neurodiversidade em Sala de Aula

01 Dez

Docência Contemporânea: Resiliência, Inovação e Autocuidado na Era Digital

DATAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES EM JORNADA

PERÍODO ETAPA
16/06/2025 a 04/08/2025 PERÍODO DE INSCRIÇÕES
11/08 a 15/08/2025 SELEÇÃO DOS PROFESSORES EM JORNADA PELO COMITÊ DE SELEÇÃO
22/08/2025 PUBLICAÇÃO DOS PROFESSORES APROVADOS (DATA PREVISTA)
02/09/2025 INÍCIO DA ATIVIDADE PARA CONVOCADOS PARA AS PRIMEIRAS VAGAS DISPONÍVEIS (DATA PREVISTA)

MODELAGEM & APRENDIZAGEM

A área de Modelagem & Aprendizagem tem como missão construir e difundir, junto aos docentes do Ecossistema Ânima, um processo de aprendizagem condizente aos desafios educacionais atuais. Juntos, nosso objetivo é garantir que cada Unidade Curricular, esteja balizada sob um modelo de referência baseado na neuroaprendizagem e na inovação pedagógica.

Para ajudar professores nesta tarefa, criamos a Bússola da UC, um portal com todas as informações essenciais sobre a Unidade Curricular. Nele você poderá acessar o plano de ensino e referências matéticas para o desenvolvimento das suas aulas, com sugestões de estratégias para tornar as experiências de aprendizagem mais significativas e alinhadas ao modo como os nossos estudantes aprendem, além disso, disponibilizaremos recursos e tecnologias do universo da educação, orientações para desenvolvimento da avaliação contínua e materiais de apoio para subsidiar a prática docente. Para conhecer, basta clicar no link abaixo.

Bússola das UCs: https://bussola-ucs-anima.vercel.app/

No decorrer do semestre, serão oferecidos quatro Encontros digitais e síncronos, dedicados para todos os professores do E2A, com objetivo de proporcionar o compartilhamento de experiências entre professores e aprimorar os processos de planejamento acadêmico integrado.

Além disso, também serão realizados Grupos de Trabalhos para modelar experiências de aprendizagem inovadoras para as nossas Unidades Curriculares e difundir práticas pedagógicas coerentes com os princípios da neuroaprendizagem. Venha fazer parte! Inscreva-se em: https://bit.ly/GTModelagem20252

Fique atento às nossas comunicações e junte-se a nós, para desenharmos a educação transformadora que o currículo E2A nos provoca!

Conheça o calendário dos nossos encontros e programe-se:


07 Ago
1º Encontro

Tudo o que precisa saber sobre Modelagem Curricular E2A

07/08 – 9h às 12h
07/08 – 19h às 22h
A DEFINIR
2º Encontro

Modelando experiências de aprendizagem

Horário: 14h30 às 16h30

ECOA

A ECOA é nossa Universidade Corporativa e, atualmente, possui mais de 100 cursos com conteúdos técnicos, regulatórios e de desenvolvimento. Há, inclusive, materiais exclusivos para o desenvolvimento docente e para lideranças acadêmicas, como a Trilha de Desenvolvimento de Coordenadores de Grande Área, que podem ser acessados clicando aqui.

Quer conferir conteúdos produzidos especialmente para você, docente? Clique aqui e acesse.

Conheça, explore e aproveite o nosso acervo de cursos que contam com certificados de conclusão.

Em caso de dúvidas sobre a navegação, clique aqui e acesse os tutoriais.

OFICINAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

As oficinas assíncronas têm o objetivo de promover o desenvolvimento de competências docentes para atuação no Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A) por meio do estudo e da reflexão de temas relevantes para os desafios do exercício profissional.

Confira as oficinas disponíveis por meio do acesso à plataforma ULIFE:

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: COMO APOIAR OS ALUNOS

O nosso Ecossistema oferece vários projetos de apoio à aprendizagem e engajamento para os estudantes. Conheça e divulgue para nos ajudar a acolher as necessidades dos nossos alunos! Seu apoio faz toda a diferença!

Monitoria

A monitoria tem o objetivo de aprimorar o ensino/aprendizagem na perspectiva do estudante e está disponível em 2 modalidades.

  • Acadêmica: para UCs já cursadas pelo estudante;
  • Projeto de Extensão: específica para atividades relacionadas aos Projetos de extensão;


As atividades do Programa iniciam-se a cada semestre e possuem um edital específico com critérios, cronograma e vagas ofertadas. Sua participação é essencial para o sucesso de todas as etapas. Confira as datas e participe!

Principais datas:
ATIVIDADES INÍCIO FIM
INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES 05/jun 01/ago
SELEÇÃO INTERNA 04/ago 06/ago
SELEÇÃO DOCENTE 07/ago 15/ago
INÍCIO DA MONITORIA 18/ago 22/ago

Para saber mais sobre o programa de Monitoria, acesse o link

Projeto Liderando

Promove o protagonismo estudantil, incentivando novas habilidades de interação com a comunidade acadêmica. Com foco no diálogo, possibilita a mediação das eleições de líderes de turma e de situações que envolvam o interesse coletivo.


Principais datas:
ATIVIDADES INÍCIO FIM
PERÍODO DAS ELEIÇÕES + REGISTRO DOS LÍDERES ELEITOS 20/Ago 05/Set
LIVE DE BOAS-VINDAS PARA OS LÍDERES ELEITOS 10/Set 10/Set
DISPONIBILIZAÇÃO DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM - Trilhas Síncronas (2H Complementares cada) 01/Out 07/Nov
ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL PELOS LÍDERES ESTUDANTIS - Relatório de atuação durante o semestre 13/Nov 13/Dez
ENTREGA DOS CERTIFICADOS FINAIS (40H Complementares) A partir de 15/Dez

Para saber mais sobre o programa Liderando, acesse o link

Ingressante tardio

Visa favorecer a permanência de estudantes que ingressam tardiamente nas Instituições do Ecossistema nima. Eles são inseridos numa comunidade no Ulife, onde encontram materiais e ações de apoio.

Ações para 2025.5:

ATIVIDADES INÍCIO FIM
INÍCIO DAS AULAS REGULARES 14/ago
PERÍODO DE MATRÍCULAS PARA INGRESSANTES TARDIOS 01/set 18/out
1º ENCONTRO SÍNCRONO - TIRA DÚVIDAS VIA TEAMS 16/set 20/set
2º ENCONTRO SÍNCRONO - TIRA DÚVIDAS VIA TEAMS 07/out 11/out


Para saber mais sobre o programa para Ingressante Tardio, acesse o link

Projeto Acolher

Projeto de acolhimento para todos os estudantes que é realizado por alunos veteranos(as) das diversas escolas do Ecossistema Ânima. O intuito principal é o esclarecimento de dúvidas, aconselhamento e direcionamento, além de apoiar os calouros na concretização do sonho da graduação. Saiba mais aqui!

Ações para 2025.5:

ATIVIDADES INÍCIO FIM
DISPONIBILIDADE DO EDITAL 16/jun
LIVE DE DIVULGAÇÃO COM ALUNOS 18/jun 18/jun
INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES 18/jun 30/jul
ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO 04/ago 08/ago
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E INÍCIO DAS ATIVIDADES 12/ago

Para saber mais sobre o projeto Acolher, acesse o link

Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão - NAPI

Esse setor coloca em prática a política de atenção à comunidade acadêmica por meio de programas, projetos e ações amparadas nos princípios de acessibilidade, diversidade, adaptabilidade, equidade, saúde mental e inclusão. O NAPI poderá te apoiar:


  • No processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem e outros diagnósticos;
  • Nas adaptações de acessibilidade;
  • Em ações preventivas com ações individuais e coletivas que apoiem o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes;
  • Na escuta qualificada, a fim de acolher e encaminhar estudantes que estejam em sofrimento mental.

Como encaminhar e indicar o NAPI:

As informações sobre agendamento de cada IES podem ser encontradas na página do NAPI, nesse link.

AVALIAÇÃO

Nas Unidades Curriculares, são aplicadas três avaliações com pontuação, formato e objetivos distintos, que apresentamos de forma resumida no quadro a seguir:
Avaliação Pontuação Formato Objetivo pedagógico
A1 30 pontos Escrita, questões discursivas, individual. Desenvolver competências linguísticas de escrita utilizando-se dos signos e códigos da área de atuação para a resolução de problemas pertinentes à UC.
A2 30 pontos Leitura, interpretação e raciocínio lógico, questões de múltipla escolha, individual Permitir que o estudante desenvolva sua capacidade de compreensão, interpretação e raciocínio lógico, a partir da leitura da proposição e da busca por uma solução assertiva.
A3 40 pontos Desempenho de compreensão, processual ao longo do semestre, em grupo. Permitir que o estudante sintetize os aprendizados e as competências desenvolvidas e articuladas a partir do plano de ensino da UC, por meio de um projeto final que explicite seu desempenho de compreensão na Unidade Curricular.

Dica

Não se esqueça de conferir, no calendário acadêmico, as datas de elaboração, cadastro das questões, aplicação da A1 e A2 em 1ª e 2ª oportunidades e lançamento de notas.
Atenção: Os estudantes que não obtiverem a pontuação mínima de 70 pontos no final da UC terão a oportunidade de realizar a Avaliação Integrada (AI), uma prova objetiva, abrangendo o conteúdo integral da UC. Estão elegíveis para a Prova AI, somente os estudantes que, apesar de não terem obtido aproveitamento mínimo de 70%, possuem no mínimo 40 (quarenta) pontos em uma das seguintes somas: A2+A3 ou A1+A3 e tenham tido no mínimo 75% de frequência na referida UC.

A avaliação AI ocorre sempre um pouco antes do início do semestre posterior ao vigente, com data divulgada em calendário acadêmico e vale de 0 (zero) a (30) trinta pontos.

Clique em cada uma das avaliações para saber de seus detalhes e características.

AVALIAÇÃO A1

Para as UCs presenciais e híbridas, a A1 será aplicada presencialmente em um dos dias e no horário da aula presencial da respectiva Unidade Curricular (UC), conforme período de realização da A1 previsto no calendário acadêmico.

Produção dos itens avaliativos: as questões de A1 devem ser elaboradas pela dupla ou grupo de professores da turma/agrupamento. Recomenda-se, prioritariamente, que a avaliação das UCs presenciais e híbridas preserve o formato da avaliação digital, ou seja, com no mínimo 2 questões dissertativas no padrão ENADE.

Para as UCs 100% digitais, a avaliação será online na plataforma Ŭlife (www.ulife.com.br), durante o período previsto no calendário acadêmico.

Elaboração dos itens avaliativos: as questões são elaboradas na plataforma Ulife (www.ulife.com.br), pelos professores que ministram a UC, a partir de um trabalho colaborativo entre os pares que compõe uma turma/agrupamento.

Seleção de questões para composição das Avaliações A1: as questões de A1 devem ser selecionadas pelo professor principal da turma.

Fique atento: o professor indicado na turma principal será notificado para realizar a seleção de questões".

Para as UCs digitais dos cursos semipresenciais: a A1 será realizada na plataforma Ulife (www.ulife.com.br), com aplicação presencial, durante o período previsto no calendário acadêmico.

Elaboração dos itens avaliativos: as questões são elaboradas na plataforma Ulife (www.ulife.com.br) pelo professor que ministra a UC.

Seleção de questões para composição das Avaliações A1: as questões de A1 devem ser selecionadas pelo professor da turma.

IMPORTANTE!
Todos os alunos que não realizarem a A1 deverão ter atribuída no campo de lançamento, a indicação N/E (Não Entregue). Nenhum aluno no diário deve ficar sem nota.

Link para tutorial (docente) para elaboração da avaliação A1: https://drive.google.com/drive/folders/1p9q5W6ckb3SMUB_VBiJTsAUDTElFHifw?usp=sharing

Formação A1: https://youtu.be/xVgWoeegq_A?si=V9RyKxj3O8_DwdYq

AVALIAÇÃO A2

Formato dos itens avaliativos: questões de múltipla escolha, que mobilizem conhecimentos e estabeleçam conexões entre as proposições e as respostas previstas para o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e análise do disparador do item avaliativo e da busca por uma solução assertiva entre as alternativas apresentadas.

Elaboração e cadastro dos itens avaliativos: a dinâmica de discussão, criação, qualificação e cadastro dos itens avaliativos seguirá o cronograma estabelecido nesse guia docente.

A revisão de itens será realizada por todos os professores em jornada do ecossistema Ânima.

Link para tutorial (docente) da avaliação A2: https://drive.google.com/drive/folders/1x9q7PjwxBdi8c_-xeG28xsFXGlOrPFVn?usp=sharing

AVALIAÇÃO A3

Formato dos itens avaliativos: Para as disciplinas presenciais e híbridas, não existe um formato preestabelecido. Os professores têm autonomia para definir o projeto, os critérios avaliativos, as entregas e as formas de apresentação.

É aplicada para que o aluno sintetize os aprendizados e as competências desenvolvidas na UC, através de um projeto que explicite seu desempenho de compreensão.

A avaliação A3 deve ser organizada pelos professores pares de UC, desenvolvida ao longo do semestre com possíveis entregas parciais administradas pelos professores, a partir das competências descritas no plano de ensino da UC, com atenção à meta máxima requerida para a UC.

Onde será lançado conceito da A3?

O lançamento de nota da A3, é realizado, obrigatoriamente, no Ulife sala de aula virtual, no campo configurado pela Gerência de Avaliação, indicado como Lançamento de nota A3.

Para as UCs digitais do semipresencial, a A3 será discursiva, com aplicação presencial, durante o período previsto no calendário acadêmico.

A Avaliação A3 deve acompanhar o desenvolvimento das competências previstas no plano de ensino que contribuam para a aprendizagem do estudante.

Elaboração dos itens avaliativos: as questões são elaboradas na plataforma Ulife (www.ulife.com.br) pelo professor que ministra a UC do estudante.

Seleção de questões para composição das Avaliações A3: as questões de A3 devem ser selecionadas pelo professor da turma.

A correção e o lançamento da nota serão feitos na própria avaliação realizada pelo aluno.

IMPORTANTE!
Somente as notas disponibilizadas nesses campos serão integradas para o sistema acadêmico do estudante.

IMPORTANTE!
Todos os alunos que não realizarem a entrega da A3 deverão ter atribuída no campo de lançamento de nota A3, a indicação N/E (Não Entregue). Nenhum aluno no diário deve ficar sem notas.

Link para tutorial (docente) da avaliação A3: https://drive.google.com/drive/folders/1o0pXnZwx7kjT45-VILokIFaQa-zxfKoP?usp=sharing



Atenção aos Prazos

Atenção aos prazos relacionados ao desenvolvimento e aplicação das avaliações A1 e A2. Tome nota na sua agenda para não esquecer das datas:

Avaliação A1
  • Avaliação A1 (1ª oportunidade): 06/10 a 10/10.
  • Avaliação A1 (2ª oportunidade): 03/11 a 07/11.

IMPORTANTE!
Todos os alunos que não realizarem a A1 deverão ter atribuída no campo de lançamento, a indicação N/E (Não Entregue). Nenhum aluno no diário deve ficar sem nota.

Avaliação A2
  • Avaliação A2 (1ª oportunidade): 26/11 e 27/11.
  • Avaliação A2 (2ª oportunidade): 10/12.
  • Período para os estudantes solicitarem recursos para os itens da avaliação A2 em 1ª oportunidade: 28/11 (somente um dia).
  • Período para os professores fazerem as análises dos recursos: 28/11.

Avaliação A3
  • Período de apresentação, análise e divulgação das notas da avaliação A3: 27/11 a 09/12.

IMPORTANTE!
Todos os alunos que não realizarem a A3 deverão ter atribuída no campo de lançamento, a indicação N/E (Não Entregue). Nenhum aluno no diário deve ficar sem nota.


Encomendas de itens avaliativos


Nas Unidades Curriculares, são aplicadas três avaliações com pontuação, formato e objetivos distintos, que apresentamos de forma resumida no quadro a seguir:

Consulte aqui, professor(a), as encomendas de itens avaliativos para as UCs que está alocado(a).

• Encomendas de itens de A1: importante que você consulte o link a seguir para conferir exatamente o número de elaborações de itens que deve produzir na(s) sua(s) respectiva(s) UC(s).

◦ Link para acesso à base de consulta encomenda A1: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QbQPFqqiVpCBVrbcqQVrwQ78UStTNZWWjwcUBqlvAx8/edit?usp=sharing

Obs.: Para cada estudante, teremos 2 questões de A1 na prova.

• Encomendas de itens de A2: importante que você consulte o link a seguir para conferir exatamente o número de elaborações de itens que deve produzir na(s) sua(s) respectiva(s) UC(s).

◦ Link para acesso à base de consulta encomenda A2: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SryStsmkDDzEOGs1A2YZit668GDdvJX83LfPVrddXfQ/edit?usp=sharing

Obs.: Para cada estudante, teremos 10 questões de A2 na prova.

Lembramos que você poderá produzir suas questões, tanto de A1 quanto de A2, seguindo os templates que disponibilizamos a seguir.

◦ Template para elaboração de itens de A1: https://drive.google.com/file/d/1_DMSIyTnhsxFhos0xUX67kYCkhm50DsS/view?usp=sharing

◦ Template para elaboração de itens de A2: https://drive.google.com/file/d/1iHgh__g4_kVo0OpeA8BmPNCDW5mUBPxd/view?usp=sharing

Observação: As encomendas serão disponibilizadas a partir de XX/XX/2025.


Atenção!

Em relação a elaboração dos itens avaliativos, podem existir especificidades em função do modelo/modalidade de graduação


Revisores de itens avaliativos


Para a avaliação A2, temos período específico de revisões de itens avaliativos.

Todos os professores em jornada serão revisores.

PPara consultar os professores(as) revisores de itens avaliativos por UC, clique no link a seguir: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1KJUvyk0nS6asNpW8Wu9k8JJ7qOzKp1eX4uLr8xFRi6s/edit?usp=sharing

Observação: se você foi indicado para ser revisor de uma UC que não se sente confortável, favor entrar em contato com a Gerência de avaliação para solicitar sua troca. Nessa solicitação, inclua a UC que deseja ser revisor. (email: [email protected])


POLÍTICAS E DIRETRIZES PARA AS AVALIAÇÕES NO ECOSSISTEMA ÂNIMA


A avaliação integrada e formativa em um ecossistema plural e múltiplo exige a articulação de diversas áreas, pessoas, sistemas e procedimentos para ser realizada com qualidade e excelência. Em razão disso, temos a vigência, a partir do semestre 2023-2, das políticas e diretrizes para as avaliações no ecossistema ÂNIMA.

É muito importante que você conheça essas políticas e diretrizes para compreender a importância desse processo e das ações integradas que são necessárias para que a avaliação seja efetivamente formativa.

Link de acesso: https://animaeducacao.sharepoint.com/sites/repositoriodedocumentos

EXTENSÃO

A Extensão Universitária é um processo multiprofissional, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre niversidade e outros setores da Sociedade. Está amparada legalmente na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação, a qual reserva 10% da carga horária dos cursos de graduação para o desenvolvimento de atividades extensionistas. O Ecossistema Ânima realizou a inserção curricular deste componente a partir de 2020, por meio da implementação da nova matriz E2A.

Os principais objetivos da Extensão em nosso currículo compreendem:

I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da partilha de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social, de modo interdisciplinar e interprofissional, permitindo uma visão holística.

II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular.

III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais.

IV - a relação social entre a IES e os outros setores da sociedade deve ser instrumento de mudança em busca de melhoria da qualidade de vida. A atuação da extensão deve voltar-se para os interesses e as necessidades da comunidade, na superação da desigualdade e da exclusão e na promoção do desenvolvimento regional.

Abaixo constam as modalidades de extensão que podem ser executadas por você, professor/a, durante todo o semestre, em seu campus ou por meio da integração as unidades curriculares (além das já consolidadas ofertas de cursos e projetos de extensão):

A) Produto de A3: Todo produto oriundo da Avaliação 3, processual e contínua, o qual o aluno interaja com a comunidade em busca de soluções para problemas reais e complexos, desde o mapeamento do problema até a aplicação prática do produto. Exemplo: Orientação para produtores rurais; criação de cartilha sobre direitos do consumidor; educação em saúde; evento de culminância em escolas e creches; orientação técnica a empresas; etc.

B) Oficinas: abordagem prática sobre temas pertinentes a uma área ou curso de graduação, realizada presencialmente no campus, com carga horária definida (mínima de 40 horas) com registro de evidências.

C) Cursos: ações pedagógicas com abordagem formativa, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou semipresencial, planejadas e com carga horária definida (mínima de 40 horas).

D) Eventos: ações que implicam a apresentação e a exibição pública e livre, ou com público específico, do conhecimento ou do produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela universidade, com carga horária definida (mínima de 10 horas). Inclui: congresso, seminário, encontro, conferência, ciclo de debates, exposição, espetáculo, festival, evento esportivo, ligas acadêmicas ou grupos de estudos com palestras e discussão de temas específicos ou transversais, entre outros.

Essas modalidades de extensão [eventos, oficinas, prestação de serviços, extensão como produto de A3, projeto de engajamento social - Vida & Carreira], ou seja, todas de gestão dos campi, coordenadores e diretores, serão registradas no sistema de relatórios da extensão. Atendendo aos critérios estabelecidos [todos os campos preenchidos e a natureza da ação se configurar como Extensão], o relatório é validado pela Coordenação de Extensão e, após isso, os alunos têm a integralização das horas e certificação gerada de maneira automática, sem necessidade de recorrer a protocolo ou operação manual da IES. Para registrar os relatórios das atividades promovidas, o sistema acolhe a sua entrega durante todo o semestre. Preencha todos os campos, vincule os alunos envolvidos (necessário número de RA) e atribua a carga horária.


Mas, atenção:

O prazo final de submissão dos relatórios das atividades concluídas é até dia 25/06.
Clique neste link e submeta o seu relatório (login e senha institucionais).

ENSINO DUAL

Integra a universidade e o mundo do trabalho, que passam a atuar em conjunto na formação dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os desafios das profissões e mercado de trabalho.

O Ensino Dual está conectado a componentes curriculares e faz parte da jornada do estudante na perspectiva do lifelong learning, promovendo vivências práticas em cenários reais de trabalho, por meio de uma rede de empresas parceiras nacionais, regionais e locais, em todas as áreas de conhecimento.

Conheça os principais modelos de dualidade conectados ao currículo:

Confira aqui as principais datas, modalidades e responsáveis do calendário das Duais:

Data Início Data Fim Descrição
01/08/202501/08/2025Publicação do edital de indicação das UCs Duais
01/08/2025Início do período de cadastro de parcerias para as UCs Duais (1ª entrada)
01/08/202501/08/2025Publicação do edital de indicação de parceiros para o Programa Dual de Imersão Profissional
01/08/2025Início do período de indicação de parceiros para o Programa Dual de Imersão Profissional
04/08/202508/08/2025Período de Formação dos professores das UCs Duais
05/09/2025Término do período de indicação de parceiros para o Programa Dual de Imersão Profissional
12/09/2025Término do período de cadastro de parcerias para as UCs Duais (1ª entrada)
15/09/202519/09/2025Período dos 1º encontros das UCs Duais Nacionais
15/09/202519/09/2025Período para a realização das Master Classes Duais
22/09/202522/09/2025Publicação do edital para as incrições de estudantes para o Programa Dual de Imersão Profissional
22/09/2025Início das inscrições dos estudantes para o Programa Dual de Imersão Profissional
29/09/2025Término das inscrições dos estudantes para o Programa Dual de Imersão Profissional
06/10/202515/12/2025Periódo para a realização dos Programas Duais de Imersão Profissional
01/10/2025Início do período de cadastro de parcerias para as UCs Duais (2ª entrada)
20/10/202524/10/2025Período dos 2º encontros das UCs Duais Nacionais
31/10/2025Término do período de cadastro de parcerias para as UCs Duais (2ª entrada)
10/11/202514/11/2025Período dos 3º encontros das UCs Duais Nacionais
17/11/202517/11/2025Publicação do edital da Mostra da Aprendizagem Dual
17/11/2025Início do período de submissão dos trabalhos para a Mostra da Aprendizagem Dual
01/12/2025Término do período de submissão dos trabalhos para a Mostra da Aprendizagem Dual
10/12/202510/12/2025Mostra da Aprendizagem Dual

Quer conhecer mais a respeito de cada modelo, saber como participar ou promover novas parcerias? Acesse o e-book completo do Ensino Dual:

CORE CURRICULUM

O Core Curriculum é um componente curricular voltado à formação geral dos estudantes e está presente em todos os cursos de graduação do Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A).

O objetivo é preparar os estudantes para os desafios do mundo atual e para o enfrentamento da realidade de modo global. Isso será efetuado por meio de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes selecionados para ampliação de repertório analítico e cultural.

Se você possui uma visão abrangente, um perfil pesquisador e se identificou com o Core, que tal participar dessa experiência?

Dica

Semestralmente, são abertos editais para capacitação e seleção de professores com interesse em lecionar esse componente na modalidade on-line. Fique atento!

Se você já foi selecionado como professor dessa modalidade, as datas abaixo merecem sua atenção:

22 Set

Encontro do Core Curriculum (turmas das segundas e terças)

25 Set

Encontro do Core Curriculum (turmas das quintas e sexta)

09 Dez

Mostra do Core Curriculum (turmas das quintas e sextas)

11 Dez

Mostra do Core Curriculum (turmas das segundas e terças)

Para conhecer os temas, acompanhar depoimentos de estudantes e muito mais, clique aqui.

VIDA & CARREIRA

O Vida & Carreira é um componente curricular que acompanha a evolução acadêmica e a trajetória profissional dos nossos estudantes durante todo o seu percurso de formação.

Com uma abordagem transversal, proporciona experiências de aprendizagem que estimulam competências socioemocionais e a capacidade de aprender durante toda a vida.

Você gostaria de contribuir para a formação de profissionais dotados de visão global, com habilidades de liderança, negociação, trabalho em equipe e inovação?

Então, você é o professor certo para o Vida & Carreira!

Dica

Acompanhe ao longo do semestre, a abertura dos editais para capacitação e seleção de professores interessados em ministrar as aulas na modalidade on-line.

Já foi selecionado como professor desse componente? Fique de olho nas datas a seguir:

Não há aula inaugural

Vida & Carreira - E2A DIGITAL*

No E2A Digital, os alunos em 25/2 realizarão a trilha do V&C no DreamShaper, mas a trilha não será obrigatória (trilha será opcional), pois o aluno continuará sendo avaliado pela avaliação proposta no E2A Digital (questões de múltipla-escolha). De qualquer forma, os alunos que realizarem a entrega da trilha do V&C no DreamShaper terão atribuídas 20 horas de extensão.

*Informações sujeitas a alterações.
20 Ago
Aula Magna: 20 de agosto/2025

Vida & Carreira (Presencial)*

Conforme informação solicitada (as mentorias/palestras que aconteciam pré-aula em 2025-1 não acontecerão mais) e também não teremos mostra de Vida e Carreira 2025/2. Em 2025/1 já não houve Mostra de V&C.

*Informações sujeitas a alterações.
Não haverá trilha do DreamShaper

Academia de Futuros Profissionais*

Aula Magna – Cronograma B (27/08/2025) - Cronograma C (27/08/2025)

Aula Magna – Cronograma A (03/09/2025)

*Informações sujeitas a alterações.

BUSCA ATIVA

Neste e-book são abordadas as temáticas relativas à curadoria de conteúdo e de materiais para a utilização nas Unidades Curriculares (UCs), bem como exemplos de Boas Práticas de Busca Ativa materializadas pelos docentes. Esperamos que este e-book possa contribuir com a pesquisa, o ensino e as atividades extensionistas.

PESQUISA NO E2A

A pesquisa é realizada de modo indissociável com o ensino e a extensão, permeando todos os níveis de ensino, tendo como objetivos a produção do novo conhecimento, a criação cultural, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento sustentável da comunidade.

A Pesquisa é idealizada como princípio educativo integrado à formação, tendo como objetivo o fortalecimento do Ensino e a geração de recursos humanos de alta qualificação.

Ela está inserida em todo o processo de formação do estudante e tem como princípios:

• Contribuir e participar do desenvolvimento regional e nacional;
• Produzir conhecimentos em interação com os ecossistemas das cidades para gerar inovações que resultem em benefícios econômicos, sociais e culturais para as pessoas e as regiões.
• Promover o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação no mundo do trabalho;
• Proporcionar ensino pós-graduado de alto padrão e de acordo com as normas estipuladas pelos órgãos federais responsáveis;
• Consolidar a concepção de Programa de Pós-Graduação integrado à Graduação;
• Formar grupos de excelência em investigação científica.

O ensino com pesquisa pode ser desenvolvido em diferentes momentos do processo de aprendizagem e os resultados obtidos podem ser publicados.




As publicações podem ser realizadas através da submissão de trabalhos para nossos Simpósios Nacionais e para os Eventos locais organizados em nossa plataforma de pesquisa. Fique atento ao calendário de eventos científicos nacionais e aos eventos locais divulgados na Órbita (https://animaeducacao.sharepoint.com/sites/orbita) e na plataforma de pesquisa:

Plataforma de Pesquisa do Ecossistema Ânima – Divulgação de Editais de IC e de Eventos: https://pesquisaic.animaeducacao.com.br

Contamos com sua participação nos Eventos Científicos Planejados para 2025/2:

Evento Início Término
I Simpósio Nacional de Ciências Jurídicas 25/08/2025 26/08/2025
II Simpósio Nacional de Psicologia 24/09/2025 25/09/2025
II Simpósio Nacional de Odontologia 20/10/2025 21/10/2025
III Encontro Nacional do Stricto sensu Ânima 29/10/2025 30/10/2025
II Simpósio Nacional de Educação Física e Fisioterapia 03/11/2025 04/11/2025
IV Simpósio Nacional de Pesquisa do Ecossistema Ânima 09/12/2025 09/12/2025


Convidamos os docentes a submeterem pesquisas desenvolvidas no percurso de formação do estudante para apresentação em nossos Eventos Científicos. Os Anais dos Eventos serão publicados.

Algumas pesquisas desenvolvidas no percurso do estudante podem dar origem a artigos científicos. Os artigos completos poderão ser submetidos às revistas do Portal de Periódicos Ânima (https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br) para avaliação de sua publicação ou para periódicos externos.

A partir de 2025/2 teremos uma trilha de Nivelamento em Metodologia da Pesquisa no Ulife, destinada aos estudantes de graduação de todos os cursos. A trilha possui três etapas de formação do estudante para aprendizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa no de correr do processo de formação. Incentive seu estudante a participar das 3 etapas da formação.

Na graduação, destacamos as atividades de pesquisa aplicada na Iniciação científica, que desperta a vocação científica entre os estudantes, promove possibilidades de pesquisa científica e tecnológica, garante espaço para exposição e avaliação dos trabalhos produzidos e sensibiliza a comunidade acadêmica visando estimular uma maior articulação entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão.

O Ecossistema Ânima tem um programa próprio de Iniciação Científica, o Pró-Ciência e também participa dos programas de Iniciação Científica incentivados pelo CNPq (PIBIC, PIBID e PIBITI).

Cronograma da Iniciação Científica do programa Pró-Ciência para 2025.2:

Atividade Período
Inscrição dos estudantes nos projetos com vagas remanescentes 18/08 a 15/09/2025
Divulgação dos estudantes voluntários selecionados pelos professores Até 02/10/2025
Pedidos de recursos pelos estudantes 03/10 a 04/10/2025
Resultado da análise do recurso solicitado pelos estudantes 10/10/2025
Atividades dos projetos da Edição Pró-Ciência & Tecnologia 2025/2 20/10/2025 a 19/12/2025
Apresentação dos trabalhos da edição 2025/1 no Simpósio Nacional de Pesquisa do Ecossistema Ânima 09/12/2025

A submissão de projetos de Iniciação Científica do programa Pró-Ciência & Tecnologia para 2026.1 acontecerá entre 18/08/25 e 10/10/25.

Fique atento aos editais publicados em nossa plataforma de pesquisa (https://pesquisaic.animaeducacao.com.br) e para submissão de seu projeto e para inscrições e mais informações sobre nossos eventos científicos.

Para mais informações sobre Pesquisa acesse o botão abaixo:


As atividades de pesquisa da graduação também se conectam com a pós-graduação. O Ecossistema Ânima possui programas de Mestrado e Doutorado em diferentes áreas do conhecimento. Nossos encontros mensais “Ciência, Tecnologia e Sociedade” acontecem online na última quinta-feira útil do mês às 18h00 no nosso Canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CienciaTecnologiaeSociedade-An).

Faça sua inscrição e divulgue para os estudantes. É um momento de conexão entre os Programas Stricto sensu do Ecossistema Ânima e a graduação. Os ouvintes que assistem ao encontro no dia da estreia, recebem certificados que podem ser validados como horas complementares.

Os programas Stricto sensu da Ânima também estão abertos para inscrições de nossos docentes, acolhemos seu interesse pela continuidade de sua formação. Fique atento às oportunidades disponíveis em 2025/2 e participe do processo seletivo do programa que lhe interessar.

Instituição Nome do curso Link
Milton CamposMestrado em Direito nas Relações Econômicas e SociaisAcessar
UAMDoutorado em ComunicaçãoAcessar
UAMDoutorado em DesignAcessar
UAMDoutorado em Engenharia BiomédicaAcessar
UAMDoutorado em HospitalidadeAcessar
UAMMestrado em ComunicaçãoAcessar
UAMMestrado em DesignAcessar
UAMMestrado em Engenharia BiomédicaAcessar
UAMMestrado em HospitalidadeAcessar
UNICURITIBADoutorado em Direito Empresarial e CidadaniaAcessar
UNICURITIBAMestrado em Direito Empresarial e CidadaniaAcessar
UNIFACSDoutorado em Desenvolvimento Regional e UrbanoAcessar
UNIFACSMestrado em AdministraçãoAcessar
UNIFACSMestrado em Desenvolvimento Regional e UrbanoAcessar
UNIFACSMestrado em Direito, Governança e Políticas PúblicasAcessar
UNISULDoutorado em AdministraçãoAcessar
UNISULDoutorado em Ciências da LinguagemAcessar
UNISULDoutorado em Ciências da SaúdeAcessar
UNISULDoutorado em EducaçãoAcessar
UNISULMestrado em AdministraçãoAcessar
UNISULMestrado em Ciências da LinguagemAcessar
UNISULMestrado em Ciências da SaúdeAcessar
UNISULMestrado em EducaçãoAcessar
UNPDoutorado em AdministraçãoAcessar
UNPDoutorado em BiotecnologiaAcessar
UNPMestrado em AdministraçãoAcessar
UNPMestrado em Administração ProfissionalAcessar
UNPMestrado em BiotecnologiaAcessar
UNPMestrado em Psicologia Organizacional e do TrabalhoAcessar
USJTDoutorado em Arquitetura e UrbanismoAcessar
USJTDoutorado em Ciências do EnvelhecimentoAcessar
USJTDoutorado em Educação FísicaAcessar
USJTMestrado em Arquitetura e UrbanismoAcessar
USJTMestrado em Ciências do EnvelhecimentoAcessar
USJTMestrado em Educação FísicaAcessar
USJTMestrado em Engenharia CivilAcessar

HUB | Ânima Lab

Rede de laboratórios temáticos com o objetivo de acelerar oportunidades de inovação e empreendedorismo de base tecnológica nas áreas do conhecimento do Ecossistema Ânima.


EVENTO PERÍODO
Candidatura Voluntária para UC HUB 01/08/2025 à 12/08/2025

UC HUB - A Ânima fomentando à tecnologia da informação como competência transversal na formação acadêmica dos estudantes de todas as áreas do conhecimento do E2A.

Para mais informações, acesse: https://www.animahub.com.br/uc-hub.

EVENTO DATA
Período de inscrição dos demais estudantes nos projetos 18/08 à 03/09
Período de seleção dos estudantes (realizado pelo proponente) 04/09 à 06/09
Divulgação dos Resultados para os estudantes 08/09
Kick OFF (evento nacional de abertura do Ânima HUB 25.1) 10/09
Discovery (reunião com a squad para alinhamentos iniciais de projeto e entendimento das demandas) 13/03 à 31/03
Entrega Sprint 01 - conforme Plano de Navegação (nível da squad) 16/10
Entrega Sprint 02 - conforme Plano de Navegação (nível da squad) 12/11
Semifinal Shark HUB 03/12
Final Shark HUB Fevereiro/Março 2026

Ânima NEST

O Ânima NEST é o lugar do empreendedorismo no E2A. Nele se fomenta e potencializam ideias, formando pessoas com habilidades e competências empreendedoras.


EVENTO PERÍODO
Inscrição NEST Acelera 13/09/2025 à 30/09/2025
Inscrição UC NEST 13/09/2025 à 30/09/2025
Workshop 1 01/10/2025 à 21/10/2025
Imersão de Empreendedorismo e Inovação I 22/10/2025
Workshop 2 23/10/2025 à 04/11/2025
Imersão de Empreendedorismo e Inovação II 05/11/2025
Final NEST 19/11/2025