Desenho Técnico e Computacional

Software CAD

Autor: Esp. Ana Lívia Abreu de Andrade
Revisor: Mailson Scherer
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introdução
Introdução

As Tecnologias CAD (Computer Aided Design) vieram para revolucionar a área de projetos e desenho técnico.

Com tantos recursos (que a cada dia sofrem diversas atualizações) e novos softwares que surgem no mercado, podemos acreditar que não há limites para o que pode ser feito no futuro.

Não há como negar as várias vantagens que os softwares CAD trouxeram para as indústrias automotivas, navais, aeroespaciais e, em geral, para os profissionais da área de projetos – tanto na qualidade como no design. Essa tecnologia quebrou paradigmas, revolucionou toda a indústria nos últimos 50 anos e promete revolucionar muito mais nos próximos 50.

CAD

Hoje em dia, a sigla CAD é muito conhecida por profissionais na área de projetos gráficos e desenho técnico. Ela é originária do termo em inglês Computer Aided Design ; no Brasil, é conhecida como “Desenho Assistido por Computador”, ou DAC.

Mas o que significa Desenho Assistido por Computador?

Significa o que o termo propõe: os desenhos são feitos com o auxílio de computadores e softwares gráficos, e não mais de forma manual, quando eram utilizados equipamentos como pranchetas, réguas e esquadros.

“As elaborações de sistemas para o CAD iniciaram-se na década de 60. Até então, todos os desenhos eram manuais. Ainda nessa época, essas ferramentas eram utilizadas apenas por empresas, e viriam a se tornar domésticas, com o surgimento dos PCs e popularização das tecnologias” (SOUZA, 2017, on-line ).

Os primeiros PCs (personal computer), ou “computadores pessoais”, surgiram no início da década de 1980. A IBM lançou seu primeiro PC em 1981, com um custo aproximado de US$ 1.500,00 para a versão básica, com teclado e monitor.

O uso dos PCs trouxe muitos avanços tecnológicos para profissionais autônomos como arquitetos e sesigners, e contribuiu para a popularização das ferramentas CAD no mercado.

Os programas CAD ainda estão ligados às tecnologias CAE (Computer Aided Engineering), que se referem à análise e ao teste dos produtos criados no CAD, e CAM (Computer Aided Manufacture), a produção em si por meio de arquivos CAD. As máquinas ou robôs recebem as informações para execução final do produto (ex.: braços de robôs nas montadoras, como na Figura 3.2, equipamentos de usinagens e cortes em metalurgia, impressora 3D, entre outros).

O uso da tecnologia CAD é de grande importância para elaboração de desenhos técnicos, assim como para projetos de arquitetura e das engenharias.

CAD nas engenharias

Existem vários softwares voltados para Desenho Técnico na arquitetura e nas engenharias, alguns com especificidades para cada área. Esses softwares garantem mais eficiência e precisão nos desenhos técnicos, e cada vez mais se tornam mais fáceis e rápidos de aprender.

Uma das grandes preocupações com os desenhos manuais referia-se à precisão do desenho elaborado, o qual, por alguma falha de elaboração ou imprecisão, poderia gerar dúvidas na hora da confecção da peça. Com o uso de softwares de desenho, no entanto, a precisão alcançada aumentou significativamente.

Além da precisão, os projetos com uso de CAD trouxeram muitas vantagens para indústrias e profissionais da área de projetos em design e engenharia:

  • Diminuição nos custos de desenvolvimento de produtos, pela rapidez da execução.
  • Melhor qualidade no resultado final do produto, garantindo a precisão.
  • Aumento da produtividade: mais projetos em menos tempo.
  • Envio e recebimento de arquivos pela internet, sem necessidade do formato físico (pranchas de papel).
  • Melhor gerenciamento e arquivamento dos desenhos.
  • Interligação do CAD com o CAE (Engenharia Assistida por Computador) e com o CAM (Manufatura Assistida por Computador).

Porém, ainda há algumas desvantagens:

  • Alto custo com softwares licenciados, o que os tornam inacessíveis para grande parte dos profissionais.
  • Custo com hardwares (computadores / notebooks), pois essas máquinas devem ser de grande eficiência para suportar programas gráficos pesados. Além disso, alguns profissionais precisam de equipamentos auxiliares, como plotters (impressoras de grandes dimensões), mesas digitalizadoras, impressoras 3D etc.
  • Custo com treinamento e capacitações para utilização desses programas, que eventualmente apresentam atualizações e melhorias.

Apesar das desvantagens, pode-se afirmar que a tecnologia CAD apresenta um ótimo custo-benefício, de forma que, no mercado atual, é muito difícil atingir uma boa produtividade sem a ajuda dessas ferramentas.

Softwares CAD

O início do CAD/CAM ocorreu em 1957, quando o pai do CAD/CAM, o Dr. Patrick Hanratty, desenvolveu o PRONTO, primeiro sistema comercial de controle numérico (CNC). A precisão, versatilidade e capacidade de edição dos projetos CAD/CAM revolucionaram o cenário da engenharia, arquitetura e manufatura, e alguns analistas do setor estimam que 70% de todos os sistemas 3D CAD/CAM mecânicos disponíveis atualmente têm suas raízes de volta ao código original de Hanratty. (PROCONCEPT, 2018, on-line)

Os programas ou softwares CAD evoluíram bastante desde sua origem na década de 1950; essa evolução está diretamente ligada à evolução dos hardwares . Com computadores mais potentes, surgiram programas mais complexos, que se tornaram populares pelas facilidades e vantagens que ofereciam.

São considerados os softwares CAD mais populares no mercado:

  • Catia (Computer Aided Three Dimensional Interactive Application), primeiro programa gráfico de CAD 3D, criado pela Dassault Systèmes em 1981, em uso até hoje.
  • AutoCAD, criado em 1982 pela Autodesk; veio para revolucionar o desenho em CAD por ser o primeiro programa 2D para PCs. Os programas anteriores só rodavam em microcomputadores ou mainframe.
  • Pro/Enginer, primeiro programa CAD paramétrico (o modelo é definido por parâmetros, ao mudar uma informação ou parâmetro, altera-se todo o modelo por igual).
  • SolidWorks, criado pela Dassault Systèmes em 1995. Tem sucesso até hoje por sua facilidade de execução e infinitas possibilidades de execução de desenhos 3D, além de ser um programa de CAE e de CAM.
  • Ainda temos: Inventor 3D, Revit, PTC Creo 5.0. A cada dia surgem novos softwares , mais eficazes e com mais vantagens que os anteriores.
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Reflita

Até onde a tecnologia pode nos levar?

Ao estudar os avanços tecnológicos que os softwares CAD trouxeram para áreas como construção civil e indústria, é comum discutirmos quais avanços ainda existirão.

Vale a pena refletir sobre como o mundo “funciona” atualmente, e sobre benefícios e malefícios que esse ritmo acelerado nos traz. O que fazer para tentar acompanhar essas novidades? O que será que vem por aí?

AutoCAD

O AutoCAD foi um marco nos softwares CAD 2D para desenho técnico, revolucionando a construção civil com as facilidades que um programa CAD pode trazer. Sua linguagem similar à do desenho técnico manual facilitou sua aceitação pelos profissionais da área.

Inicialmente o AutoCAD rodava com sistema operacional DOS (Disk Operating System), ou sistema operacional de disco, mais precisamente com o MS-DOS da Microsoft, e tinha a execução de seus comandos feita por teclado. Com a evolução dos sistemas operacionais, com destaque para o Windows, o uso do AutoCAD foi facilitado pela utilização de ícones e janelas para execução dos comandos.

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Vamos Praticar

A evolução do Desenho Técnico nos últimos anos se deu pelos avanços tecnológicos obtidos pelos softwares CAD. Os desenhos ganharam muita credibilidade devido à precisão e qualidade apresentada nos projetos. Os arquivos CAD são mais fáceis de arquivar e enviar do que o papel físico. O espaço necessário para o desenvolvimento do desenho também foi reduzido, em razão da substituição da prancheta pelo computador ou notebook .

De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta:

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Software CAD – Interface

Considerando que o AutoCAD é o mais popular software CAD entre os profissionais da área de projetos 2D, nós o utilizaremos como complemento à disciplina de desenho técnico. O AutoCAD pode ser obtido gratuitamente na versão educacional, disponível para estudantes e professores no site da Autodesk ( https://www.autodesk.com.br/ ). Destaca-se que diversas são as opções gratuitas que apresentam características similares às do AutoCAD, podendo ser obtidas nos sites de seus respectivos desenvolvedores.

Contendo versões em português e inglês, a interface do AutoCAD é considerada uma das mais fáceis de utilizar, em especial por conter a separação de comandos e ferramentas de forma prática e funcional. A Figura 3.3 apresenta a tela inicial do AutoCAD.

Ao abrir o programa AutoCAD, surge a tela da guia “Started” (Iniciar), ilustrada na Figura 3.3. Teremos duas formas de visualização de tela: Learn (Aprenda) e Create (Crie).

Na tela Learn, teremos janelas contendo informações como:

  • WHAT’S NEW (O que há de novo) – mostra as novidades da versão atual, com pequenos vídeos.
  • GETTING STARTED VIDEOS (Vídeos de como começar) – mostra vídeos explicativos, como minicursos, ensinando a como usar o programa: Tour the User Interface (Visite à Interface do Usuário), Create 2D Objects (Crie objetos 2D), Modify 2D Objects (Modifique objetos 2D), entre outros.
  • FEATURE VIDEOS (Vídeos em destaque) – mostra outros vídeos e novidades sobre o programa.
  • LEARNING TIPS (Dicas de aprendizagem) – pequenas dicas sobre comandos e de como usar melhor o programa.
  • ONLINE RESOURCES (Recursos on-line ) – mostra alguns recursos on-line no site da Autodesk.

Na tela Create teremos janelas contendo informações como:

  • TEMPLATES (Modelos) – modelos de desenhos preconcebidos. Para um desenho novo, em branco, escolhemos o template Acadiso.DWT.
  • RECENTS DOCUMENTS (Documentos recentes) – arquivos criados recentemente.
  • NOTIFICATION (notificação) – notificações do programa, como as atualizações necessárias.
  • CONNECT (conecte) – nele podemos conectar a Autodesk 360, que será explicada ao longo deste módulo.

No canto superior esquerdo da tela, temos o ícone do AutoCAD (menu Aplicação); nele se encontram os comandos básicos do Windows, como Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como etc.

Ao lado do menu Aplicação, temos a Barra de Acesso Rápido, que poderá ser personalizada com a inserção de novos ícones e atalhos, de acordo com a necessidade do usuário. Na mesma linha, temos o Nome do Arquivo, que terá a terminação DWG, formato que é padrão dos arquivos elaborados no AutoCAD.

Os principais comandos do AutoCAD são organizados por meio de Guias (Ribbons); elas poderão apresentar algumas variações de layout em função da versão do software utilizada.

A Figura 3.4 ilustra alguns comandos de desenho (painel draw ) de grande utilidade na elaboração de desenhos técnicos:

A título de ilustração, são apresentados abaixo os diversos painéis e os respectivos comandos apresentados na guia Home.

  • Painel Draw (Desenhar, ver Figura 3.4) – comandos Line (linha), Polyline (polilinha), Circle (círculo), Arc (arco), Rectangle (Retângulo), Ellipse (Elipse), Hatch (Hachura), entre outros comandos de desenho.
  • Painel Modify (Modificar) – comandos Move (mover), Copy (copiar), Rotate (rotacionar), Mirror (espelhar), Trim (Aparar), Extend (estender), Stretch (esticar), Scale (escala), Fillet (filete), Array (Matriz), Offset (deslocamento) etc.
  • Painel Annotation (anotação) – comandos Text (texto), Dimension (dimensão ou cota), Linear, Leader (texto com seta), Table (tabela) etc.
  • Painel Block (bloco ou desenho pronto) – comandos Insert (inserir bloco), Create (criar bloco), Edit (editar bloco) etc.
  • Painel Properties (propriedades) – Match properties (copiar propriedades), Object Color (cor do objeto), Lineweight (espessura da linha), Linetype (tipo da linha) etc.
  • Utilities (utilidades) – Measure (medidas), que se divide em Area (área), Dist (distância), Radius (raio) etc.
  • Ainda temos Clipboard (prancheta), View (visão), Groups (grupos).

Nas demais guias o processo se repete, de modo que cada guia apresenta uma sequência de painéis com seus respectivos comandos.

Abaixo das guias são apresentadas as abas de desenhos abertos: Start, Drawing 1, Drawing 2 etc., conforme Figura 3.5.

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Saiba mais

O Site da Autodesk tem inúmeros vídeos e artigos para que novos usuários tirem dúvidas e para que os antigos usuários se atualizem. Essas dicas são preciosas para os usuários do AutoCAD, pois eles podem pesquisar diversos assuntos e comandos vendo suas opções e utilidades. Os vídeos e artigos são em português, e são bastante explicativos (por exemplo: Tour pela interface do usuário do AutoCAD).

Fonte: Autodesk (2019b).

Abaixo das abas de desenhos abertos é apresentado o WorkSpace (Área de Trabalho); nele os desenhos serão efetivamente elaborados a partir dos comandos apresentados nas guias e nos respectivos painéis. Dentro do WorkSpace cabe destacar a Linha de Comando (Command Line), na qual os comandos podem ser selecionados por meio de atalhos do teclado, o que será explorado no capítulo 3.

Abaixo do WorkSpace, ainda são apresentados:

  • A guia Model (modelo): nela criamos o desenho em 2D ou 3D.
  • A guia Layout ou Paper Space (leiaute): nela desenhamos as tarjas do desenho (Formatos e Carimbo/Legenda) e colocamos o desenho na escala de impressão.
  • Drawing coordinate (Coordenada do desenho): indica a posição do cursor na tela.
  • MODEL ou PAPER SPACE: seleciona ou alterna entre desenhos no Model ou no Layout.
  • Outros comandos, como: Infer Constraints (inferir restrições), Dynamic Input (entrada dinâmica), Orthomode (liga e desliga a ortogonalidade), entre outros comandos de customização do Workspace.
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Vamos Praticar

“Diferentemente dos modelos tridimensionais, que podem ser mais facilmente entendidos por qualquer pessoa, os bidimensionais possuem uma linguagem gráfica específica, apenas compreendida por quem se dedica ao estudo do desenho técnico. Considerando que se trata de uma ferramenta indispensável para o exercício profissional em áreas tecnológicas, é importante que os cursos sejam estruturados de forma que garantam o aprendizado da linguagem bidimensional e o domínio na sua interpretação.”

RIBEIRO, A. C. Curso de Desenho Técnico e AutoCAD . São Paulo: Pearson, 2013. p. 4.

A citação sugere a importância do aprendizado de desenhos 2D em Desenho Técnico.  Com base nessa informação, assinale a alternativa correta:

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Software CAD – comandos iniciais

Após entender a Interface do programa AutoCAD, vamos estudar seus comandos iniciais. O aluno aprenderá a dar início a um desenho técnico bidimensional.

Iniciando um desenho 2D

Para iniciar um desenho no software AutoCAD, selecionamos um novo desenho (template Acadiso.dwt) e começamos a executar os comandos do painel Draw na guia Home.

O painel Draw apresenta os principais comandos para a elaboração de desenhos, como comandos linha, polilinha, círculo etc. Além de acessar os comandos por intermédio dos ícones, pode-se utilizar a Linha de Comando e os respectivos atalhos de acesso de cada comando.

Esses atalhos são feitos através do teclado, o que agiliza a execução dos desenhos, já que não precisamos procurar o ícone na tela; eles são formados por letras simples (A, B, C...) ou por duas ou mais letras (AA, BO, CHA…), como uma abreviação dos comandos principais.

Segue uma lista com os atalhos dos comandos mais usados no AutoCAD:

A, *ARC – Criar Arcos
AA, *AREA – Calcular a área
AL, *ALIGN – Alinhar entidades
AR, *ARRAY – Desenhar um padrão linear ou circular
B, *BLOCK – Criar blocos
BO, *BOUNDARY – Criar entidades fechadas (fronteiras)
BR, *BREAK – Quebrar linhas ou outras entidades
C, *CIRCLE – Desenhar círculos
CH, *PROPERTIES – Acessar a aba propriedades
CHA, *CHAMFER – Criar chanfro
CO, CP, *COPY – Copiar entidades
D, *DIMSTYLE – Abre a janela para criar estilos de cotas
DELETE, *ERASE – Apagar entidades
DI, *DIST – Dar distância das linhas ou entre linhas
DIV, *DIVIDE – Divide linha ou outras entidades em espaços iguais
DT, *TEXT – Criar textos por tamanho
E, *ERASE – Apagar entidades
ED, *TEXTEDIT – Editar textos
EL, *ELLIPSE – Desenhar Elipse.
EX, *EXTEND – Estender linhas
F, *FILLET – Desenhar filetes (cantos arredondados)
H, *HATCH – Desenhar hachuras
L, *LINE – Desenhar linhas
LA, *LAYER – Acessar janela com layers
LI, LS, *LIST – Acessar as informações das entidades com o F2
M, *MOVE – Mover entidades
MA, *MATCHPROP – Copiar características de uma entidade para outra
MI, *MIRROR – Criar cópia espelhada ou inverter entidades
ML, *MLINE – Criar linhas ou polilinhas duplas
O, *OFFSET – Criar cópias paralelas de linhas e entidades
OP, *OPTIONS – Abrir a janela Opções
OS, *OSNAP – Abrir a janela de seleção de Objetos Osnap
P, *PAN – Move a tela
PE, *PEDIT – Modifica linhas (espessura, juntar etc.)
PL, *PLINE – Criar polilinhas
POL, *POLYGON – Criar polígonos
PRINT, *PLOT – Abrir janela para impressão
PU, *PURGE – Apagar itens desnecessários
R, *REDRAW – Reiniciar a tela
REC, *RECTANG – Desenhar retângulos
RO, *ROTATE – Rotacionar entidades
S, *STRETCH – Esticar entidades
SC, *SCALE – Redimensionar entidades
SPL, *SPLINE – Desenhar linhas sinuosas
T, *MTEXT – Criar textos por janelas
TR, *TRIM – Cortar entidades
U, *UNDO – Voltar (CTRL+Z)
X, *EXPLODE – Explodir blocos, separar polilinhas

Para começar a utilizar os comandos do AutoCAD, podemos digitar os atalhos ou clicar nos ícones na área de trabalho. O comando escolhido dá o passo a passo a ser executado, como, por exemplo: Comando Line (L) – Tecle a letra “L” ou clique no ícone Line no painel Draw; em seguida, o programa pede um ponto inicial. Depois de clicar na tela o ponto inicial, ele vai pedir o ponto final. Podemos criar a linha na horizontal ou na vertical se acionarmos a tecla F8 para ligar o comando de ortogonalidade, ou digitar o comando: < + Ângulo para execução de linhas inclinadas com ângulo conhecido, como indicado na Figura 3.6.

Caso precise de ajuda para utilizar algum comando do AutoCAD, existe o ícone “?”, na barra superior do programa, que acessa o comando HELP. Esse recurso pode ser utilizado por um índice no qual digitamos o nome do comando que queremos utilizar e obtemos a resposta do próprio AutoCAD. Para obter informações sobre o comando Array, por exemplo, podemos recorrer ao Help do AutoCAD (cf. Figura 3.7).

Na elaboração dos desenhos, podem ser de grande utilidade as ferramentas de precisão do AutoCAD. Essas ferramentas permitem capturar pontos notáveis dos desenhos criados, como extremidades e ponto médio de linhas; centro de circunferências; interseção entre duas linhas, entre outros. O atalho OSNAP, ou OS, permite acessar a janela ilustrada na Figura 3.8. Nessa janela o usuário pode selecionar quais ferramentas de precisão deseja empregar na elaboração dos desenhos. A ativação e desativação das ferramentas de precisão são feitas por meio do comando OBJECT SNAP (Tecla F3).

Essas posições aparecem na cor laranja ao selecionarmos um comando DRAW no desenho, como demonstrado na Figura 3.9.

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Vamos Praticar

Para iniciar o desenho no AutoCAD, é necessário configurar o Workspace, customizando a tela com abas de ferramentas e ícones dos comandos mais usados, agilizando e facilitando a produção dos desenhos.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa correta:

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Software CAD – Comandos Draw e Modify

Para executar um desenho no AutoCAD, precisamos recorrer à Guia HOME no Painel DRAW (Desenhar), na qual teremos as ferramentas necessárias para iniciar nosso projeto. São elas:

  • LINE (Linha) – comando utilizado para o desenho da entidade linha. Cria linhas separadas umas das outras.

Passo a passo:

1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Line, ou teclar o atalho L e pressionar a tecla ENTER.

2. Clicar, na área de trabalho (área para desenhar), o ponto de início da linha. Pode ser um ponto no espaço ou um ponto junto à outra entidade já desenhada. A linha estará presa em apenas um ponto na tela da área de trabalho. O ponto seguinte determinará o ângulo e o tamanho da linha.

3. Para desenhar com ângulos conhecidos, o programa oferece duas opções: digitar o sinal de menos (< ), mais o ângulo (ex.: 30º = <30, 45º = <45 etc.) e clicar no botão direito do mouse para o ENTER. Ou podemos, na barra inferior da área de trabalho, clicar no Tracking Settings e escolher os ângulos que deverão aparecer com linhas-guias. Confira a Figura 3.10.

Obs.: para desenhar linhas retas (0º, 90º, 180º, 270º), podemos ativar o comando ORTHO pressionando a tecla F8, e seguir o passo 4 novamente.

  • POLYLINE (Polilinha) – comando idêntico ao Line, com a diferença de que as linhas são unidas, como uma linha única.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Polyline, ou teclar o atalho PL e pressionar a tecla ENTER.
  2. Seguir demais passos do comando Line (linha).
  • CIRCLE (Círculo) – para desenhar círculos no ponto central (Raio ou Diâmetro), círculos com três pontos (3P), dois pontos (2P) ou tangente (Ttr).

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Circle, ou teclar o atalho C e pressionar a tecla ENTER.
  2. Clicar, na área de trabalho, o ponto de início do centro do círculo. A opção padrão (Default) é o círculo feito por raio. Para fazê-lo pelo diâmetro, deve-se digitar a letra D.
  3. Digitar o tamanho do Raio (ou Diâmetro se optar pela letra D) e pressionar a tecla ENTER. Ver Figura 3.11.
  • ARC (Arco) – para criar Arcos com três pontos (padrão) ou pelo centro, como no comando círculo.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Arc, ou teclar o atalho A e pressionar a tecla ENTER.
  2. Clicar, na área de trabalho, o ponto de início do arco, como na Figura 3.12; em seguida, clicar no segundo ponto, que equivale à altura do arco; o terceiro ponto é o final do arco.

    Obs.: o padrão do comando Arc é o arco de três pontos. Para utilizar o arco de centro, o usuário deverá digitar a letra C, de centro.
  3. Para criar arcos no ponto central, o usuário deve clicar na área de trabalho e posicionar o cursor para a angulação do arco; em seguida, deve digitar o raio do arco e clicar no ponto final.
  • RECTANGLE (Retângulo) – para criar Retângulos retos ou inclinados, pela área ou por distância.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Rectangle, ou teclar o atalho REC e pressionar a tecla ENTER.
  2. Escolher a opção de Retângulo para desenhar: Area (A), Dimensions (D) e Rotation (R):
    - Area – para criar um retângulo reto com área conhecida, o programa pede a área e uma das distâncias do retângulo.
    - Dimensions – para criar um retângulo reto com largura e comprimento conhecidos, o programa pede as duas distâncias.
    - Rotation – para criar retângulos inclinados, com ângulos conhecidos, com as opções de área e dimensões.
  3. Clicar, na área de trabalho, o ponto de início; escolher uma das opções listadas acima e seguir o que o programa pede (ângulos, dimensões etc.). Ver Figura 3.13.

Obs.: o comando ainda permite que possam ser criados retângulos com chanfros (CHANFER =C), Filete (FILLET = F) e até mesmo espessura (Width = W).

  • HATCH (Hachura) – cria vários tipos de hachura – ou representação de áreas cortadas – nos desenhos. Podemos usar para criar desenhos coloridos com a hachura sólida, ou desenhar grama etc.

Passo a passo:

1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Hatch, ou teclar o atalho H e pressionar a tecla ENTER.

2. Escolher qual entidade receberá a hachura e clicar no seu interior. Ver Figura 3.14.

3. Escolher o tipo da hachura de acordo com a NBR 12298/1995 – Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico – Procedimento.

4. Determinar a escala da hachura e pressionar a tecla ENTER.

Existem ferramentas que auxiliam a execução do comando Draw (desenhar) no AutoCAD. Esses comandos são os da Guia HOME no Painel MODIFY (modificar). São eles:

  • ERASE (Apagar) – apaga uma entidade ou várias por vez. Esse comando pode ser executado também pela tecla DELETE.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Erase, ou teclar o atalho E e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a entidade (ou várias) que se deseja apagar, e clicar com o botão direito do mouse. Os objetos serão apagados.

Obs.: podemos selecionar as entidades através de janelas de seleção. Clicando com o botão esquerdo do mouse no canto esquerdo, próximo à entidade que se deseja apagar, até o canto direito, obtemos uma janela de cor azul, que deve conter toda a entidade que se deseja apagar, em seu limite. Da direita para a esquerda cria-se uma janela da cor verde que apaga qualquer parte da entidade que tocar.

  • TRIM (Aparar) – cortar uma entidade ou várias com auxílio de uma linha-guia, que cruza com as entidades que se deseja cortar.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Trim, ou teclar o atalho T e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a linha-guia de “corte” com o botão esquerdo do mouse.
  3. Clicar com o botão direito do mouse e selecionar itens que serão cortados. Ver Figura 3.15.

Obs.: esse comando serve para cortar qualquer tipo de entidade (linhas, círculos, polígonos, polilinhas etc.) que esteja interceptada por uma linha ou entidade-guia.

  • EXTEND (Estender) – faz crescer uma linha ou várias com o auxílio de outra linha-guia. Funciona como o TRIM, mas o resultado é o contrário: em vez de cortar, ele estende a linha até a linha mais próxima.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Extend, ou teclar o atalho EX e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a linha-guia com o botão esquerdo do mouse (linha para onde as outras serão estendidas).
  3. Clicar com o botão direito do mouse e selecionar as linhas ou curvas que serão estendidas.
  • MOVE (Mover) – mover entidade ou um grupo de entidades próximas de um ponto a outro na área de trabalho.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Move, ou teclar o atalho M e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a entidade (ou várias entidades) com o botão esquerdo do mouse.
  3. Escolher um ponto inicial para mover (pode ser aleatório ou um ponto conhecido). Ver Figura 3.16.
  4. Clicar com o botão esquerdo do mouse o ponto final.

Obs.: na etapa 4, podemos colocar uma distância conhecida ou mover com a ajuda dos Objetos Snaps.

  • COPY (Copiar) – copiar entidade ou um grupo de entidades próximas de um ponto a outro na área de trabalho.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Copy, ou teclar o atalho CO ou CP e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a entidade (ou várias entidades) com o botão esquerdo do mouse.
  3. Escolher um ponto inicial para mover a cópia (pode ser aleatório ou um ponto conhecido). Ver Figura 3.17.
  4. Clicar com o botão esquerdo do mouse o ponto final.

Obs.: No passo 4, podemos colocar uma distância conhecida ou “colar” com a ajuda dos Objetos Snaps. Ver Figura 3.17.

  • ROTATE (Rotacionar) – rotacionar ou girar entidades, ou várias, em ângulos conhecidos.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Rotate, ou teclar o atalho RO ou CP e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a entidade (ou várias entidades) com o botão esquerdo do mouse.
  3. Escolher o ponto inicial de giro da entidade escolhida e digitar o ângulo escolhido. Ver Figura 3.18.
  4. Pressionar a tecla ENTER para finalizar a rotação.
  • SCALE (Escala) – podemos aumentar ou diminuir uma entidade ou várias, com uma proporção de escala.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Scale, ou teclar o atalho SC e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar com o botão esquerdo do mouse a entidade, ou várias, que se deseja aumentar ou diminuir; em seguida clicar no botão direito do mouse.
  3. Clicar com o botão esquerdo do mouse no primeiro ponto no qual a entidade sofrerá a alteração; digitar a proporção da escala escolhida. Ex.: para aumentar o dobro do desenho, digitamos 2; para reduzir à metade, digitamos 0,5 etc.
  4. Pressionar a tecla ENTER para finalizar a Escala.
  • STRETCH (Esticar) – comando muito usado quando precisamos alterar alguma dimensão da entidade ou de várias juntas, esticando ou encolhendo as entidades selecionadas.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Stretch, ou teclar o atalho S e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar o trecho ou o lado da entidade que será esticada ou encolhida.
  3. Determinar o ponto de início e digitar a dimensão da redução ou ampliação do lado da entidade. Ver Figura 3.20.
  • MIRROR (Espelhar) – usado para executar peças simétricas, para mudar a figura como em um espelho nos sentidos vertical e horizontal, ou até mesmo em linhas inclinadas.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Mirror, ou teclar o atalho M e pressionar a tecla ENTER.
  2. Criar uma linha de referência para a cópia invertida, ou usar o comando ORTHO (F8) para escolher que lado vamos “espelhar”.
  3. Selecionar a figura que vamos espelhar; clicar no botão direito do mouse para ativar o comando e clicar no ponto inicial e final da linha de referência. Ver Figura 3.21.
  4. O programa vai perguntar se o usuário precisa manter a entidade (copiar) ou apenas espelhar.
  • OFFSET (Deslocar) – usado para criar uma cópia da entidade com dimensão conhecida. Parecido com o comando Multiline visto anteriormente, ele é usado para desenhar paredes, círculos concêntricos, entre outras entidades.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Offset, ou teclar o atalho O e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a entidade que receberá o deslocamento (linha paralela com distância conhecida).
  3. O programa pede o valor do deslocamento.
  4. Selecionar a posição do deslocamento, dentro ou fora da entidade. Ver Figura 3.22.
  • FILLET (Filete) – comando para criar cantos arredondados nas entidades, com raios conhecidos.

Passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Fillet, ou teclar o atalho F e pressionar a tecla ENTER.
  2. Selecionar a dimensão do raio do filete.
  3. Selecionar, com o botão esquerdo do mouse, as linhas do canto que vamos arredondar, Ver Figura 3.23.
  • CHAMFER (Chanfro) – comando para criar cantos inclinados nas entidades.

Veja o passo a passo:

  1. Clicar, com o botão esquerdo do mouse, no comando Chamfer, ou teclar o atalho CHA e pressionar a tecla ENTER.
  2. Digitar a 1ª distância do chanfro e, em seguida, a 2ª distância.
  3. Selecionar, com o botão esquerdo do mouse, as linhas do canto que vamos cortar, conforme ilustrado na Figura 3.24.

Podemos obter muitas informações e até mesmo ajuda para utilização de comandos do software AutoCAD no site “Knowledge Network” (Rede de Conhecimento) da AutoDesk. Esse site tem uma linguagem simples para explicar comandos e a customização do AutoCAD.

O site da Autodesk proporciona a pesquisa sobre AutoCAD tanto em textos e vídeos explicativos quanto em fóruns com usuários do programa; ele pode ser acessado em várias línguas, incluindo o português.

As explicações podem ser direcionadas para a versão do software que o usuário tem; podemos encontrar várias informações dos softwares , assim como soluções de problemas técnicos. O site é aberto para qualquer pessoa, usuário do AutoCAD ou não.

praticar
Vamos Praticar

O AutoCAD é usado com muita frequência na elaboração de desenhos e peças mecânicas bidimensionais. Para os desenhos com a assistência do computador, utilizamos comandos que substituem os equipamentos de desenhos feitos manualmente, como esquadros, escalímetros, compasso etc.

De acordo com essa afirmação, é correto afirmar que:

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indicações
Material Complementar
Livro

Curso de Desenho Técnico e AutoCAD

Antonio Clécio Ribeiro

Editora: Pearson

ISBN: 978-85-8143-084-3

Comentário: Esse livro é dividido em duas partes: a primeira traz uma revisão completa sobre o desenho técnico, com assuntos como: definições de desenho técnico; teoria do desenho projetivo; sistema de projeções ortogonais; leitura e interpretação de desenho; vista em corte etc. Há muitos exemplos e exercícios sobre os temas; a segunda parte traz um curso básico de AutoCAD versão 2010, mostrando a interface do programa e os comandos para iniciar um projeto de desenho. Apesar de a versão ser antiga, o livro tem muitas dicas e informações que são usadas também nas versões atuais.

Filme

The Pixar Story

Ano: 2007

Comentário: Documentário dirigido por Leslie Iwerks no ano de 2007; conta a história da criação da Pixar estúdios de animação, abordando todos os problemas que enfrentaram e suas muitas conquistas, desde o início até sua aquisição pela Disney.

O documentário nos fala da importância da computação gráfica nos dias atuais, e de como sua evolução contribuiu para a qualidade do resultado final das animações criadas.

Para conhecer mais sobre o filme, acesse o trailer disponível.

Acessar
conclusão
Conclusão

Neste módulo foram apresentados os conceitos de CAD (desenho assistido por computador) e sua importância no desenho técnico. Apresentou-se o AutoCAD para execução dos desenhos 2D (bidimensionais), indicando a aplicação dos principais comandos necessários à elaboração de desenhos.

Essas informações são importantíssimas para o andamento do curso Desenho Técnico e Computacional e para o aprendizado de novas tecnologias para os alunos, que agora podem colocar em prática seus conhecimentos de Desenho Técnico, aprendidos nos módulos anteriores, para a execução de projetos com o auxílio de computador.

referências
Referências Bibliográficas

AUTOCAD. Student Version. 2017.

PROCONCEPT. A história e a evolução do software CAD . 18 jul. 2018. Disponível em: https://www.proconcept.com.br/2018/07/18/a-historia-do-software-cad/ . Acesso em: 20 dez. 2019.

RIBEIRO. A. C. Curso de Desenho Técnico e AutoCAD . São Paulo: Pearson, 2013.

SOUZA, G. O que é CAD – Computer Aided Design. Aprender web . 2017. Disponível em: http://www.aprenderweb.com.br/blog/cad/o-que-e-cad-computer-aided-design/ . Acesso em: 20 dez. 2019.

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