Plano de Contingência
Fluxo principal e mapeamento de falhas que podem ocorrer nas aulas online

Autenticação no Ulife
Informa login e senha válidas para docente
Falha no usuário ou senha
Docente não consegue se autenticar no Ulife
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
O docente deverá solicitar o link de aula para o coordenador ou NSA ou no plantão do Teams, e deverá ligar para o número do suporte para regularizar o acesso - 0800 771 7542.
Plantões TeamsCaso tenha esquecido a senha, orientar a usar o https://trocasenha.animaeducacao.com.br/
Para acesso ao link de aula sem autenticação - é importante que coordenador e referência NSA do campus ter acesso de organizador no link de aula para permitir a entrada do docente.
Registrar incidente via formulário de incidente - importante registrar para que equipe de apoio possa saber que o problema está acontecendo.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Caso não tenha resolvido o problema do acesso durante a aula:
Ligar para Suporte - 0800 771 7542.
Caso tenha dificuldade procure o coordenador de curso ou acesso nossas formações e plantões para apoio.
Importante sempre testar autenticação com antecedência e buscar apoio com antecedência.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftSem acesso de organizador da aula no link do Microsoft Teams
Docente não aparece como organizador no link de aula do Microsoft Teams
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Este problema pode ocorrer se o docente não entrar autenticado com o seu usuário @ulife ou pode ocorrer por alguma falha técnica.
Certificar-se que está corretamente autenticado. Lado superior direito da tela do Microsoft Teams deve estar com o seu usuário @ulife. Em caso de dificuldade de uso e autenticação procure o Plantão do Teams.
Plantões TeamsCaso mesmo corretamente autenticado, os recursos não estejam disponíveis, registrar incidente. Importante o print da tela demonstrando que está autenticado com o usuário @ulife.
Registro de Incidente de Aulas OnlineAcionar coordenador ou referência NSA da marca. Neste caso, para que possam ajudar é necessário que tenham perfil de organizador no link.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskSe o problema for técnico corrigir acompanhar a solução para que a próxima aula não ocorra novamente. Se o problema for uso ou dificuldade de autenticação certifique-se que consegue fazer o procedimento com tranqulidade.
Importante sempre testar autenticação e link da aula com antecedência para apoio em tempo hábil.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração Microsoft
Acesso ao Quadro de Aulas
Acessa a opção de Quadro de Aulas do Ulife
Link não aparece no quadro de aulas do Ulife
Docente não tem acesso ao Link de aula: não aparece no quadro de aulas
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Consultar o link de aula na opção "Consulta de Aulas Online".
Acesse a opção Consulta de Aulas Online no menu esquerdo do Ulife (ícone de engrenagem).
Para consultar o link você poderá buscar pelo nome do professor ou turma-horário. Clique abaixo para saber mais.
Tutorial Consulta Aulas OnlineEm caso de dificuldade procure o seu coordenador ou busque o apoio de Plantão do Teams.
Plantões TeamsRegistrar incidente para que a equipe de apoio saiba o que está acontecendo e que o problema ocorreu.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskSe o problema for técnico corrigir acompanhar a solução para que a próxima aula não ocorra novamente. Se o problema for uso ou dificuldade de autenticação certifique-se que consegue fazer o procedimento com tranqulidade.
Importante sempre testar autenticação e link da aula com antecedência para apoio em tempo hábil.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração Microsoft
Acesso ao Link de Aula
Clica no link de aula no Quadro de Aulas autenticado no Teams com o usuário @ulife
Link não existe
Link de aula não existe para o docente: nem no Quadro de Aulas nem na consulta de Links de Aula Online
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Verifique se existe o link na consulta de links de aula online no Ulife. Para consultar o link você poderá buscar pelo nome do professor ou turma-horário. Clique abaixo para saber como.
Tutorial Consulta Aulas OnlinePeça apoio ao coordenador, referência NSA ou Plantão do Teams. Se tiver localizado o link envie para a turma.
Se não existe o link, o coordenador, equipe NSA ou equipe de Apoio poderá criar o link extra.
Plantões TeamsRegistrar incidente para que a equipe de apoio saiba o que está acontecendo e que o problema ocorreu.
Registro de Incidente de Aulas OnlineAtenção!
Links criados de maneira autônoma - fora desta ferramenta institucional de links extras- não poderão ser aprovados como aula já que não poderão ser vinculadas à respectiva turma.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskLinks extras e não vinculados ao Ulife dependem da aprovação da coordenação e é necessário que o link da aula criado pela equipe de apoio seja vinculado à respectiva aula na interface de links extras. Acompanhamento pela painel de incidentes.
Importante sempre testar autenticação e link da aula com antecedência para apoio em tempo hábil.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftLink sem estudantes
Link da aula não tem estudantes
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se o docente identifica que não existem alunos no link indicado no quadro de aulas, deverá aguardar até 30 minutos. Enquanto isso reporte o problema para a coordenação ou equipe do NSA e busque também o apoio do Plantão do Teams.
Plantões TeamsDe qualquer maneira, deixe material e atividade para a aula prevista. Recomendado deixar orientação no próprio link, pois a gravação subirá depois. Importante lançar no Ulife e enviar notificação para os estudantes.
Registrar incidente para que a equipe de apoio saiba o que está acontecendo e que o problema ocorreu. Tire um print da tela com a sala e anote o link da aula.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskCaso precise de ajuda ou apoio para preparar materiais apropriados para os estudantes assistirem posteriormente, além de atividades, de maneira que não impacte no desenvolvimento em conformidade com o planejamento das aulas do semestre nos procure.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftLink em duplicidade com outro docente
Link da aula em duplicidade com outro docente
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se ao acessar o link de aula identificar que existe outro docente com o mesmo link, tire um print da tela que identifica o nome do outro docente e na sequência, após se retirar do respectivo link (considerando que já existe um docente ministrando a aula) reporte o problema para a coordenação e registre como incidente de aulas online para que a equipe de apoio saiba do problema ocorrido.
Registro de Incidente de Aulas OnlineA turma terá a aula com o primeiro docente a entrar no link de aula.
Será realizada a tratativa para o problema não se repetir na próxima aula. É muito importante que você confira a correção e devida tratativa com antecedência para que isto não ocorra na próxima aula.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskImportante sempre testar autenticação e link da aula com antecedência para apoio em tempo hábil.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftLink divergente para docente e estudantes
Link da aula não tem estudantes
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se o docente ou coordenador identifica que existem alunos em outro link, diferente do link disponibilizado para o docente no Ulife, anote o respectivo link, reporte o problema para a coordenação (se docente) e registre o incidente no formulário de incidentes de aulas online para tratativa.
Registro de Incidente de Aulas OnlineEnquanto se mantém no link, e enquanto não tem retorno da coordenação, acesse o chat do Plantão do Teams para apoio.
Plantões TeamsCaso não consiga o contato com a turma, deixe material e atividade para a aula prevista. Recomendado deixar orientação no próprio link, pois a gravação subirá depois.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskImportante sempre testar autenticação e link da aula com antecedência para apoio em tempo hábil. É muito importante que você confira a correção e devida tratativa com antecedência para que isto não ocorra na próxima aula.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração Microsoft
Realização da Aula
Os estudantes da turma entram no mesmo link da aula utilizado pelo docente
Comportamentos inapropriados durante a aula
Comportamentos inapropriados durante a aula
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se o docente identifica problema durante a realização da aula que pode impactar na gravação, tais como comportamento ou interação inapropriada, reporte o problema para a coordenação e registre o incidente no formulário de incidentes de aulas online para tratativa.
Registro de Incidente de Aulas OnlineVale lembrar que a autenticação dos estudantes permite identificar quem são os responsáveis pelas respectivas ações e garante também que somente alunos matriculados entrem na aula online. A partir de 2025/2 será feita a transição para 100% de autenticação. Sendo assim, os alunos não autenticados irão para o Lobby e somente entrarão com a autorização e liberação do docente.
Atenção!
Prepare a turma para o momento em que não mais permitirá a entrada de alunos não autenticados, inclusive devido à lista de presença automática.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Assim que finalizar a aula abra o chamado no Sydle para edição da gravação (categoria Teams/Hub) de maneira que a gravação não fique disponível no Ulife.
Abertura de chamado no Sydle para investigação (a abertura pode ser pelo docente, coordenador ou equipe de apoio).
Abrir chamado no Service DeskNotificação para toda turma: conscientização sobre este tipo de comportamento com a comunicação das medidas administrativas previstas no manual do aluno.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as Aulas Online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftFeriado local para docente no nacional
Aulas com feriado local para docente alocado nacionalmente
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Consulte o painel de mapeamento de feriados locais que impactará suas aulas nacionais. Deixe explicitamente registrado em seu plano de aulas as atividades previstas e referenciais.
Painel de Feriados RegionaisDeixe atividade e material para a aula de maneira que os estudantes possam acessar (pode ser um vídeo, apresentação, ou atividade). Importante lançar no Ulife e enviar notificação para os estudantes.
Notifique a coordenação para garantir que não apareça algum aluno tardio sem as devidas orientações.
Atenção!
É muito importante que seu planejamento de aulas do semestre contemple estes feriados (plano de aulas). Além disso, é fundamental que este planejamento seja devidamente divulgado no Ulife para os estudantes.
Solução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Acompanhamento pela coordenação dos feriados mapeados para garantir que os estudantes não tenham percepção de falta do docente.
Em caso de dúvidas sobre o planejamento das aulas para o semestre, bem como a publicação dos plano de aulas do semestre (considerando as datas e feriados), consulte o tópico "Currículo, planos de ensino e planos de aulas" do Kit Docente.
Planejamento do SemestreFeriado local para alunos da turma
Aulas de componentes nacionais com feriado local para o estudante
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Consulte o painel de mapeamento de feriados locais gerais que impactarão suas aulas nacionais, ainda que não seja feriado para a sua marca, poderá ser feriados para os estudantes que integram suas turmas.
Painel de Feriados RegionaisCaso não entrem alunos ou haja a redução de participantes da turma, a aula deverá ser ministrada normalmente. Deixe atividade e material referente à aula, para que os estudantes possam acessar posteriormente. O material e comunicados devem ser disponibilizados no Ulife. Envie aviso para os alunos acessarem gravação e material.
Informar para a coordenação. Caso não entre nenhum estudante, registrar no formulário de incidentes com o respectivo print da sala vazia.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Acompanhamento pela coordenação dos feriados mapeados para garantir que os estudantes não fiquem confusos quanto à realização da aula online nacional quando houver feriado local para a sua região.
Em caso de dúvidas sobre o planejamento das aulas para o semestre, bem como a publicação dos plano de aulas do semestre (considerando as datas e feriados), consulte o tópico "Currículo, planos de ensino e planos de aulas" do Kit Docente.
Importante a divulgação do Plano de Aulas do semestre no Ulife para os estudantes, assim poderão saber as aulas previstas.
Planejamento do SemestreFalta do Docente
Quando o docente alocado em uma unidade curricular nacional falta
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Notificar a coordenação (em caso de possibilidade).
O docente ou a coordenação deverá enviar notificação para os estudantes.
O docente ou a coordenação deverá registrar o incidente do formulário de incidentes de aulas online o quanto antes.
Este procedimento é importante para que a equipe de apoio e acompanhamento saiba o motivo do link estar vazio e possa orientar os alunos, em caso de acionamentos.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
O docente deverá combinar com o coordenador uma data de reposição da aula, independente do consenso da turma em relação à necessidade ou em relação à uma data viável para todos os alunos.
O coordenador ou equipe de apoio deverá criar link de aula extra para o docente.
O docente deverá enviar notificação para a turma da respectiva data.
O docente deverá realizar a aula, independente de haver alunos presentes. O material, bem como orientações referente à aula prevista deverão ser realizados e disponibilizados no Ulife.
Plantões Teams
Gravação no Ulife
Automaticamente vídeo da aula será disponibilizado posteriormente no Ulife
Gravação indisponível no Ulife
Gravação indisponível no Ulife
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se o docente ou coordenação de cursos identifica algum problema relacionado a disponibilização da gravação da aula no Ulife - normalmente através de relatos dos alunos - registre no formulário de incidentes de aulas online.
Pode acontecer de ser um problema que não impactar a turma toda - sendo pontualmente para alguns alunos.
Este procedimento é importante para que a equipe de apoio e acompanhamento saiba que o problema e consiga acompanhar as soluções definitivas e solicitações já existentes.
Registro de Incidente de Aulas OnlineSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Abra o chamado no Sydle, em Tecnologia e Mindset Digital, categoria Aulas no Teams / Hub.
A abertura do chamado poderá ser realizada pelo docente, coordenador ou equipe de apoio.
Abrir chamado no Service DeskConheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as aulas online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração Microsoft
Orientações
Dúvidas ou falta de informação
Dúvidas e dificuldades
Dúvidas ou falta de informação
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
Se você tem alguma dúvida ou precisa de alguma orientação sobre o uso de recursos do Microsoft Teams, você poderá conferir a programação de formações e também solicitar apoio pelo Plantão do Teams.
Acompanhe as formações e plantões que acontecerão durante o Sala Mais e também durante o período de volta à aulas.
Conheça o site de apoio ao docente no uso do Teams para as aulas online. Você poderá encontrar a programação das formações, plantões e materiais de apoio.
Página Integração MicrosoftSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Se ainda não conseguir a resposta para sua pergunta ou dúvida, abra o chamado no Sydle para investigação do problema e correção.
A abertura do chamado poderá ser realizada pelo docente, coordenador ou equipe de apoio.
Abra o chamado no Sydle, em Tecnologia e Mindset Digital, categoria Aulas no Teams / Hub.
Abrir chamado no Service DeskTrabalho entre pares
Não consegue falar com os docentes que estão na turma ou outro tipo de dificuldade com o trabalho entre pares
Solução de Contorno
O que fazer no momento ou pouco antes
O docente deverá notificar a coordenação sobre a dificuldade em falar com seus parceiros.
Importante utilizar o Hub Docente, aba Comunidades, localizar sua turma e enviar mensagem por lá para os seus parceiros.
Caso não tenha obtido sucesso nesta tentativa de interação, é importante registrar no formulário de incidentes de aulas online, para que possamos fazer os acionamentos devidos. Registrar o print da mensagem enviada por lá.
Registro de Incidente de Aulas OnlineVeja como localizar seu parceiros no tópico Minhas turmas e parceiros deste Kit Docente.
Minhas turmas e parceirosSolução Definitiva
O que fazer depois ou para investigar
Se ainda não conseguir o retorno para seu problema, abra o chamado no Sydle para investigação do problema e correção.
A abertura do chamado poderá ser realizada pelo docente, coordenador ou equipe de apoio.
Abra o chamado no Sydle, em Tecnologia e Mindset Digital, categoria Aulas no Teams / Hub.
Abrir chamado no Service DeskNotificação sobre o uso e interação nas comunidades do Hub Docente, já que é um requisito para indicação das unidades curriculares nacionais online.