Currículo, planos de ensino e planos de aula

Design Curricular

Estas informações são mantidas pela área de Design Curricular do ecossistema Ânima Educação.

Para acompanhar todas as informações sobre o modelo curricular e unidades curriculares basta acessar a aba Design Curricular do HUB Docente, que se encontra em Organização do Trabalho. Para garantir que cada Unidade Curricular, esteja balizada sob um modelo de referência baseado na neuroaprendizagem e na inovação pedagógica foi criada a Bússola da UC, um portal com todas as informações essenciais sobre a Unidade Curricular.

O nosso modelo curricular transforma suas aulas em espaços mais conectados, relevantes e alinhados ao desenvolvimento integral do estudante.

O plano de ensino lhe fornecerá elementos importantes para o planejamento de suas aulas em conjunto com os seus parceiros.

É importante se concentrar nas informações estruturantes do plano de ensino, sempre procurando evidenciar o que o estudante será capaz de fazer, com suas experiênncias e práticas.

Ao elaborar o plano de aula semestral é essencial considerar os feriados que impactam você e seus pares. Acesse o painel de feriados regionais para conferir e não se esqueçam de adicionar estas datas ao plano de aula que posteriormente deverá ser publicado no Ulife.


Planos de Aula

Orientações e recursos

O plano de aula deverá ser desenvolvido em parceria com os pares, orientado pelo plano de ensino e pela referência matética da Unidade Curricular (UC), a fim de estruturar e consensuar o processo de ensino-aprendizagem previsto para o semestre. Os seguintes passos serão necessários:

Acesse os planos de ensino e referência matética em Organização do trabalho > Design Curricular > Bússola da UCs no HUB Docente

  1. Conexão e interação com os pares

    Acesse a aba Comunidades no Hub Docente. Em seguida, localize a comunidade da sua unidade curricular e turma. Utilize o espaço para interação e para construir o plano de aula em parceria com os demais docentes. Esse planejamento deve ser feito de forma alinhada, colaborativa e consensual.

    Você poderá confirmar seu pares no Quadro de Aulas do Ulife. E as interações deverão acontecer na respectiva comunidade que aparecerá na aba Comunidades do Hub Docente.


  2. Acesse o plano de ensino e referência matética da unidade curricular

    Acesse a Bússola das UCs no Hub Docente para encontrar materiais que orientarão o planejamento do processo de ensino aprendizagem. O plano de ensino que define a estrutura e a referência matética que sugere experiências de aprendizagem da unidade curricular.

    Você encontrará os principais materiais que orientarão a elaboração do plano de aula na Bússola das UCs. Basta ir na aba Organização do trabalho > Design Curricular do Hub Docente.


  3. Elaborar o plano de aula colaborativamente

    Você poderá construir um documento compartilhado com os seus pares, para que possam ter uma visão geral do planejamento. Este material será usado para gerar o plano de aula da unidade curricular para os docentes e para os estudantes a partir da Bússola das UCs. É importante considerar as datas previstas para eventos institucionais, feriados e também datas de avaliações que impactem no planejamento.

    Clique aqui e baixe uma cópia do template para construir a versão inicial e compartilhada entre pares do plano de aula.


  4. Registrar o plano de aula na Bússola das UCs

    Este passo é essencial para garantir que o plano de aula esteja disponível na plataforma Bússola das UCs. Ao registrá-lo, é possível verificar se todos os elementos do plano de ensino foram contemplados e gerar automaticamente a versão do plano de aula para publicação no Ulife, facilitando a comunicação com os estudantes.

    Acesse a Bússola das UCs no Hub Docente. Clique no botão Plano de Aula. Adicione as aulas conforme seu planejamento. Clique em um das opção de Exportar Plano de Aula.


  5. Publicar o plano de aula no Ulife

    É essencial que o plano de aula seja publicado no Ulife. Assim os alunos poderão acompanhar o que está previsto para cada aula. Este passo também é essencial para os alunos tardios.